Experiências e Desafios de Jovens no Trajeto Casa-Universidade: Um estudo exploratório sobre a mobilidade de universitários

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 378


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriana Tenório Cordeiro , Marilia Thaysa Da Silva Martins Lira

ABSTRACT
Este trabalho investiga a esfera de deslocamentos e transporte em que jovens se engajam no percurso de sua formação universitária, tem como objetivo analisar fatores que influenciam a mobilidade de jovens universitários em seus deslocamentos em torno dos estudos, e consiste em estudo exploratório. Foi realizada pesquisa de campo com jovens universitários que estudam na cidade de Caruaru – PE (de 18 a 25 anos matriculados em cursos universitários na cidade). Neste resumo, analisamos relatos dos estudantes universitários para compreender os desafios em seus deslocamentos na experiência universitária. Diversos fatores influenciam tais deslocamentos: renda, custo de transporte, ou quando o estudante possui vale-transporte, no caso de transporte público; usar um automóvel próprio; andar a pé, para quem mora perto da instituição, transportes fretados, taxis comuns, e até por aplicativo. Na esfera de deslocamentos em que jovens se engajam no dia-a-dia, além de fatores pessoais, familiares e externos, as tecnologias digitais influenciam suas experiências espaciais na cidade. Assim, é preciso avaliarmos a mobilidade urbana também a partir de suas dimensões tecnológicas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paulo éverton Mota Simões 09-02-2021 09:50:35

Mesmo tratando-se de um resumo expandido senti falta do resumo/abstract. O trabalho é criativo, bem escrito e relevante para compreender a peculiaridade dos deslocamentos de estudantes que tem a ver com a interiorização do ensino superior público no Nordeste do Brasil. Sugiro que as autoras deixem mais explícitos no texto aquilo que denominam experiências e quais são exatamente os desafios enfrentados pelos estudantes. Pelo fato das duas expressões estarem no título gera-se uma expectativa no leitor de estes serão explicitados um a um.

Foto do Usuário Diego De Sousa Bernardes 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda uma reflexão importante sobre a mobilidade urbana em face à díspar composição da sociedade brasileira. Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.