PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA ENFERMEIROS EM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA: uma revisão integrativa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 281


Certificado de participação:
Certificado de Angelica Ilher

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Angelica Ilher , Denise Antunes De Azambuja Zocche

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho é extrair, por meio da revisão integrativa, excertos que ofereçam subsídios para descrição de um roteiro pedagógico baseado em evidências com marcadores teóricos, para elaboração de programas educativos focados na atuação dos enfermeiros no setor de emergência. O levantamento foi feito em bases de dados on-line, dados da Literatura da America Latina e Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Base de Dados Enfermagem (BDENF) e da base Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), utilizando-se de descritores que resultaram na seleção de 07 artigos. Posteriormente foi realizada a análise dos artigos, categorização e discussão com foco na elaboração de programas educativos para a atuação dos enfermeiros no setor emergência. Justifica-se essa pesquisa a partir do pressuposto de que atualmente várias são as lacunas encontradas na formação do enfermeiro para atuação em emergência, bem como a escassa capacitação contínua durante sua prática enquanto enfermeiro emergencista.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Miguel Arcangelo Serpa 09-02-2021 09:50:35

Tem muito específico mas muito importante. Traz a proposta de uma revisão mais simples, porem com boa discussão sobre o tema.

Foto do Usuário Gerusa Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Considero que o estudo poderia ter sido ampliado nas bases pesquisadas.

Foto do Usuário Bruna Kuster Gomes Abdala 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito relevante. Sabemos que na prática há fragilidades que acabam impedindo que o enfermeiro exerça de forma efetiva a educação continuada da equipe de enfermagem e isto acaba interferindo na atuação frente uma situação de emergência. Estudos como este geram uma reflexão sobre como otimizar a educação permanente.

Foto do Usuário Danielle Pletes Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Gostei muito da temática do trabalho. Acredito que seja muito importante que os enfermeiros seja da área da emergência como de qualquer outra precisam de práticas educativas para se atualizarem sobre o que a ciência está avançando. O trabalho descreveu muito bem sobre a importância e necessidade disso nos serviços de saúde. Texto bem apresentado, gráficos legíveis. Muito bom

Por ser uma revisão, a utilização dos referencias necessitava de um olhar mais direcionado ao tema.

Foto do Usuário Caroline Barbosa Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Qual foi a metodologia utilizada? Como sugestão um quadro que demonstre os artigos utilizados na revisão integrativa, indicando título, data da publicação, descritores.

Foto do Usuário Evelyn Elaine Costa 09-02-2021 09:50:35

Esta muito bem elaborado. Tema muito importante para a classe de enfermagem

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.