artigos
Convibra Conference - PERFIL DO PRODUTOR E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORIUNDOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ARAL MOREIRA MS.
PERFIL DO PRODUTOR E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORIUNDOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ARAL MOREIRA MS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 59


Certificado de publicação:
Certificado de Jackeline Leandro Dublim

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jackeline Leandro Dublim , Noeli Estefani Jara , Suzani Vanesa Schiefelbein Olmedo

ABSTRACT
Pesquisas sobre perfil de produtores, inclusive os oriundos da agricultura familiar, são extremamente importantes no processo de tomada de decisão, pois com a mensuração de dados provenientes é possível identificar os principais gargalos relacionados ao processo de produção, inclusive os benefícios que estes produtores terão com possíveis pesquisas. Deste modo, esse trabalho teve como objetivo diagnosticar o perfil do produtor e a comercialização dos produtos da agricultura de familiar do município de Aral Moreira-MS. Para isso, empregou-se a pesquisa exploratória para habituar-se com os aspectos que envolvem o tema, pesquisa descritiva para representar minimamente cada ângulo observado pela entrevista estrutura, a qual também foi utilizada para melhorar levantamento de dados. Foram aplicados 10 questionários de forma aleatória, compondo perguntas exclusivas sobre a comercialização de seus produtos. Os resultados demonstram que existe desequilíbrio entre a oferta e demanda de produtos, precário controle de custos, produtores instrução insuficiente, extensa migração rural entre outros.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Viviani Silva Lirio 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito importante, mas há lacunas metodológicas que poderiam ser complementadas. Questiona-se, por exemplo, se não seria importante cruzar os resultados (estatística ou econometricamente), de modo a garantir resultados complementares. Além disso, sente-se falta de uma revisão de literatura mais aprofundada.

Foto do Usuário Gabriela Salvador Da Costa 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um estudo bem interessante, e analisar as condições relacionadas a agricultura familiar é importante para que se possa identificar as dificuldades existentes, e logo, apresentar sugestões e alternativas de melhorias às esses pequenos agricultores. Minha sugestão é melhorar a formatação do texto, para facilitar na leitura, usar mais conteúdos referencias e ficar atento com uso das pontuações. Vocês acham que a busca por mais informações, participação de cursos e palestras que são oferecidos pelas secretarias de agricultura e a procura por assistência técnica, iria contribuir para uma melhor gestão e aumento de renda desses agricultores?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.