Cenários e Estratégias de Gestão em Tempos de Pandemia: Análise de uma Empresa Privada de Serviços de Saúde

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 292


Certificado de participação:
Certificado de Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen

Certificado de publicação:
Certificado de Juliana da Fonseca Capssa Lima Sausen

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliana Da Fonseca Capssa Lima Sausen , Daniel Knebel Baggio , Clarice Vepo Do Nascimento Welter , Roberto Schoproni Bichueti , Nairana Caneppele

ABSTRACT
O cenário incerto e de mudanças constantes ocasionados pela pandemia da Covid-19 apresenta impactos socioeconômicos e organizacionais, inclusive para as instituições privadas de saúde. Diante deste cenário, o objetivo do trabalho foi evidenciar as percepções sobre a forma com que os impactos, as estratégias de gestão e prestação de serviços e as perspectivas, se configuram frente à pandemia, no cenário nacional da saúde privada. Como metodologia de coleta de dados, utilizou-se pesquisa bibliográfica e entrevistas com gestores e colaboradores de uma clínica de saúde, no noroeste do Rio Grande do Sul. Para análise e interpretação dos dados utilizou-se análise de conteúdo por categorias. Os resultados evidenciaram que as áreas comercial e clínica da empresa foram impactadas, sendo necessário modificar as estratégias de gestão e prestação de serviços e investir em outras, com destaque para as tecnologias de informação e comunicação e o atendimento domiciliar. Também, apesar dos percalços da pandemia, as perspectivas são consideradas promissoras neste campo de análise, pois a saúde é atividade primordial da clínica, serviço essencial para a população e a pandemia resgatou a relevância da saúde para a qualidade de vida e bem-estar de todos. Desta forma, os impactos da pandemia são inevitáveis, cabendo às pessoas, às empresas e à sociedade, se adaptarem, mas também repensarem as suas estratégias, conjuntamente e em prol de um bem maior, especialmente no período pós-pandemia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Anderson Lopes Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Prezados Autores, Parabéns pelo artigo. Temática super relevante para o contexto em que vivemos. A escrita e organização do mesmo se encontra em alto nível de argumentações. O método pode até ser interessante para o momento, porém vejo bastante limitações no tocante as analises. Aja vista que o Brasil tem uma extensão de terra enorme e com isso podemos encontrar dentro do mesmo país diversos casos que contrapõem o fato analisado. Porém, pude perceber que vocês sugeriram no final do texto o aprofundamento desta pesquisa. Senti falta da contribuição de forma prática. Ficou muito amplo a contribuição acadêmica e para os gestores e stakeholders. Mas, na prática; qual seria a real contribuição da pesquisa? Espero poder contribuir de alguma forma com esses comentários. Desejo sucesso a todos.

Foto do Usuário Mariete Ximenes Araújo Lima 09-02-2021 09:50:35

Temática bastante relevante para o momento atual. O artigo refere-se ao cenário nacional e estuda uma clínica no Rio Grande do Sul. Pergunta-se, não seria um estudo de caso acerca da clínica supracitada, tendo em vista que a amostra de uma clínica com 6 funcionários seria pouco representativa para um cenário nacional? Como contribuição, rever o referencial teórico, pois algumas citações não se alinham com o objetivo do trabalho existem poucas citações em relação as clinicas privadas conforme objeto do trabalho observa-se também a falta do devido rigor nas citações das referências utilizadas

Foto do Usuário Leandro Maciel Nascimento 09-02-2021 09:50:35

O artigo foi muito bem escrito. Terminei a leitura e ao avaliar visualizei a existência de duas avaliações de outros colegas. Para sintetizar, sigo a linha de avaliação MARIETE, entendo que se trata de um estudo de caso, pois este cenário é distinto de outras regiões. Pequenos ajustes na delimitação da pesquisa já é o suficiente, parabéns pelo trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.