ESCALA COMPARTILHADA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Inovações em Gestão da Saúde

Acessos neste artigo: 325


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fagner Alfredo Ardisson Cirino Campos , Fabio Biasotto Feitosa

ABSTRACT
Objetivo: Descrever um relato de experiência em que a gerência de enfermagem utilizou a participação conjunta dos colaboradores de enfermagem, para construir a escala de trabalho sob um estilo de liderança democrático.
Metodologia: O relato de experiência ocorreu no ano de 2019, em um ambiente hospitalar de saúde mental. Para tanto, o autor principal na função de gerente de enfermagem, valeu-se da observação participante e do diário de campo. A construção da escala acontecia por meio de rodas de conversas previamente marcadas, havendo a mediação do supervisor de enfermagem.
Resultados: O trabalho relatou as contribuições à prática profissional, através das vantagens e desvantagens do uso da metodologia de escala compartilhada. As vantagens demostraram ganhos para o serviço ao melhorar os relacionamentos interpessoais, flexibilizar o clima organizacional e desenvolver a cultura da cooperação entre os colaboradores de enfermagem. Porém, as desvantagens apresentaram ao gestor de enfermagem outros desafios, que talvez com a incorporação de elementos presentes na liderança situacional possa auxiliar a enfrentá-los.
Conclusões: Concluímos que a escala compartilhada foi viável de ser utilizada no serviço de enfermagem em saúde mental. Todavia, não descartamos a necessidade de pesquisas de campo para que se possa aprofundar sobre assunto.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jaciara Tiago Antunes Alvarenga 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho. Todos os profissionais deveriam ler.

Foto do Usuário Eduardo Trevizoli Justo 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito e de fácil leitura. O objetivo e a metodologia estão explicitados no texto. O autor soube dialogar bem com a referência bibliográfica. Os resultados apresentados como vantagens e desvantagens fez o leitor se inserir na problemática da implantação dessa nova metodologia de trabalho.

Foto do Usuário Ethiara Vieira De Macedo 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante e bem escrito o texto. O quadro apresentado facilita a comparação entre vantagens e desvantagens da escala, achei ótimo!

Foto do Usuário João Aurélio Campostrini 09-02-2021 09:50:35

Temática de grande importância para tarefas em grupo. Saber lidar e ajustar uma equipe é fundamental para ter êxito, qualidade e eficiência em suas ações. Parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Ferla Maria Simas Bastos Cirino 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito e tema relevante. Bem fundamentado.

Primeiramente quero agradecer a todos vocês pelas avaliações positivas. Fico muito feliz e grato em poder contribuir.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.