GESTÃO DE PROJETOS EM EMPRESAS JUNIORES BRASILIENSES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 285


Certificado de publicação:
Certificado de Nathália de Melo Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vítor Soares De Oliveira , Nathália De Melo Santos

ABSTRACT
Num contexto em que a valorização da educação se torna cada vez mais presente na sociedade, o movimento empresa júnior cresce com a missão de oferecer experiência profissional para estudantes de graduação nas mais diversas universidades do país. Tais empresas executam os mais diversos tipos de projetos, em diferentes níveis de dificuldade e em distintas áreas. Dado que a maioria dos participantes das empresas juniores não tem experiência prévia em gestão de projetos, essa pesquisa tem como objetivo analisar como essas empresas administram seus projetos. A partir dos dados disponibilizados pelas federações de empresas juniores do Brasil, com destaque para a Brasil Júnior e a Concentro, foi feita análise qualitativa sobre as práticas de gestão de projetos e dos resultados que as empresas juniores apresentaram. Para tanto, foram conduzidas sete entrevistas com membros de seis empresas juniores (EJs) que possuem a responsabilidade de gerir projetos. Como resultado, foi possível identificar convergências entre os resultados organizacionais e a gestão de projetos, de forma que as EJs de tecnologia que possuíam a melhor gestão de projetos tiveram melhores resultados. Em dissonância, as EJs de audiovisual e design não seguiram o mesmo padrão, fato que é analisado como uma consequência de outros fatores identificados pela pesquisa. Nesse contexto, a pesquisa consegue identificar fatores-chave que influenciaram a gestão de projetos de cada EJ; dissertar sobre os subsequentes impactos organizacionais; possíveis soluções e recomendações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rose Mary Santos De Amorim 09-02-2021 09:50:35

Prezado(a) Vitor e Nathalia, parabéns pela relevância da temática em projetos empresariais e a valorização da educação. Qual a importância da capacitação em projetos empresariais para o desenvolvimento da EJ?

Foto do Usuário Luís Otávio Nogueira Campelo 09-02-2021 09:50:35

Como ex-empresário júnior e ex-diretor de projetos, considero o tema bastante relevante, e um diferencial na formação de novos profissionais para o mercado. A análise e as conclusões são interessantes. Senti falta de um análise em termos de metodologias ágeis, uma vez que o trabalho tem um grande viés do PMBOK. Como uma sugestão de continuidade dos estudos, pode ser interessante a proposição de um modelo geral de Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) mais dinâmico, unindo o que há de melhor nas principais metodologias, e consequentemente comparando os seu resultado, em termos de indicadores, com o antigo modelo adotado por aquela EJ.

Foto do Usuário Isabela Ladeia Santos 09-02-2021 09:50:35

A temática do trabalho é bem interessante! O trabalho está bem escrito e estruturado. Uma sugestão: Eu como pós-junior conheço esse ambiente das EJs e acho que poderiam falar um pouco mais sobre as particularidades deste setor e apresentar a importância que é uma boa gestão de projetos para uma empresa júnior.

Foto do Usuário Marcos Junior De Moura-paula 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem escrito e apresenta boas contribuições para a prática nas EJ. Em pesquisas futuras, sugere-se pensar em outras metodologias que podem ajudar as EJ a gerirem seus projetos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.