artigos
Convibra Conference - Trabalho em Situação de Pandemia: Como as empresas estão se adaptando para enfrentar a crise
Trabalho em Situação de Pandemia: Como as empresas estão se adaptando para enfrentar a crise

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 25


Certificado de publicação:
Certificado de ROBERTO KANAANE

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Roberto Kanaane , Adriane Camargo Rezende Perdigão , Luciano Da Silva Ferreira

ABSTRACT
O objetivo do estudo foi analisar como as empresas estão se adaptando para enfrentar a crise causada pela pandemia do COVID-19. Optou-se por uma pesquisa quanti-quali baseada em levantamento bibliográfico e uma survey que contribuíram para reflexão quanto ao trabalho em situação de pandemia. O universo compreendeu profissionais de empresas, constituindo uma amostra não probabilística por acessibilidade através de redes sociais. Os resultados obtidos constataram que os sujeitos de pesquisa sinalizaram que as empresas têm adotado o trabalho em home office, seguido de trabalho semipresencial. Adotaram o afastamento de profissionais considerados grupo de risco (mais de 60 anos, doentes cardíacos, pessoas com doenças preexistentes, entre outros). Ainda para os funcionários que continuaram em trabalho presencial, foram adotados o uso de álcool em gel, EPI’s específicos para evitar a propagação da doença como máscaras e o aumento da distância entre os profissionais no posto de trabalho.
Quanto aos sentimentos frente as ações adotadas pela empresa, diante da situação de COVID-19, os respondentes destacaram a percepção de sentimentos positivos em preponderância aos sentimentos negativos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Francilurdes Nery Do Vale 09-02-2021 12:50:35

Olá, caros colegas! Parabéns pelo trabalho! Tenho apenas algumas dúvidas e observações que podem contribuir com o artigo. Seria interessante detalhar mais na metodologia sobre os instrumentos de coleta de dados. Esse questionário foi distribuído através do google formulário, enviando links para os participantes do estudo? Qual programa os autores utilizaram para fazer as nuvens de palavras? Nas considerações finais, sugiro trazer as limitações do estudo. No mais, considero a temática bastante relevante para o atual contexto no qual estamos inseridos. O artigo está bem escrito e com referências atuais e também internacionais.

Foto do Usuário Luziana Maria Nunes De Queiroz 09-02-2021 12:50:35

A pesquisa deveria ter mantido o foco no tema e na problemática, sem buscar informações da população. Senti falta de informações sobre a situação econômica.

Foto do Usuário Natiane Guarda Dos Santos Mattos 09-02-2021 12:50:35

O tema do trabalho é muito importante e a problemática bem colocada, todavia a coleta e o tratamento de dados não estão totalmente associados ao problema principal, visto que foi colocado a opinião de diversos profissionais e não os dados dos empreendimentos em si. Os métodos usados na coleta de dados também poderiam ser mais bem descritos.

Foto do Usuário Samuel De Carvalho Pinheiro 09-02-2021 12:50:35

Por que os entrevistados foram diversos profissionais e não os gestores? Eles são gestores? Como foi feita essa coleta de dados? Através de quais formulários? Como eles form estruturados? Sugiro revisão da metologia para deixar claro as respostas para essas perguntas.

Foto do Usuário Maria Idarlene Da Costa Cordeiro 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho. Achei que saiu um pouco do foco do tema, poderia ter sido mais abordado as empresas em si, tirando isso, o trabalho foi bem estruturado e escrito. Minha pergunta é, qual a proposta para trabalhos futuros?

Excelente trabalho, tema muito atual e relevante, revisão da literatura consistente e definição clara da metodologia, bastante alinhada ao objetivo proposto. A aplicação de pesquisa por meio de questionário enviado a profissionais de diferentes setores enriqueceu bastante a abordagem do tema, trazendo pontos de vista dos profissionais que atuam nas empresas, e isso complementou a revisão da literatura, que foi mais direcionada à percepção dos empresários. Gostaria de perguntar se essa pesquisa é parte de um projeto mais amplo, e se há mais resultados que serão compartilhados.