artigos
Convibra Conference - A Percepção dos Coordenadores Acerca da Formação do Contador: Uma Análise Calcada na Dualidade das Razões Instrumental e Substantiva
A Percepção dos Coordenadores Acerca da Formação do Contador: Uma Análise Calcada na Dualidade das Razões Instrumental e Substantiva

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 16


Certificado de publicação:
Certificado de Thiago Cunha de Oliveira

Certificado de participação:
Certificado de Thiago Cunha de Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Márcia Da Silva Carvalho , Thiago Cunha De Oliveira , José Ricardo Maia De Siqueira

ABSTRACT
O ensino em contabilidade no Brasil passou por diversas mudanças. Tanto no período em que era realizado nas denominadas “aulas de comércio” quanto a partir do momento em que passou a ser considerado um curso superior, foram retiradas de sua matriz curricular diversas disciplinas que permitiam o acesso ao conhecimento além do puramente contábil. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a preponderância da Racionalidade Instrumental ou da Racionalidade Substantiva na construção do saber do futuro profissional de contabilidade a partir das percepções dos coordenadores do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior (IES) pública, localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e a consonância destas com o Projeto Pedagógico da referida instituição. A fim de cumprir o objetivo proposto, utilizou-se o estudo de caso único na unidade de análise, o curso presencial em Ciências Contábeis oferecido pela IES. A coleta de dados foi feita a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores, versando, no geral, sobre a matriz curricular empregada no curso. Os dados coletados foram analisados a partir do emprego da técnica denominada “Discurso do Sujeito Coletivo”. Constatou-se que os sujeitos da pesquisa consideram, no geral, disciplinas de cunho instrumental como sendo as mais relevantes para a formação do futuro profissional de contabilidade por serem mais pertinentes para o mercado, cenário que reflete a primazia da Racionalidade Instrumental no âmbito do curso de Ciências Contábeis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Geraldo Alemandro Leite Filho 09-02-2021 12:50:35

Importante resultado a que as disciplinas de cunho instrumental como sendo as mais relevantes para a formação do futuro profissional de contabilidade por serem mais pertinentes para o mercado, cenário que reflete a primazia da Racionalidade Instrumental no âmbito do curso de Ciências Contábeis.

Foto do Usuário Jose Arilson De Souza 09-02-2021 12:50:35

Conteúdo com relevante contribuição para a área de pesquisa. Oportunidade de melhoria no método e nas conclusões.

Foto do Usuário Cíntia De Almeida 09-02-2021 12:50:35

Resultados importantes para se trabalhar como proposta de discussão para os coordenadores e os PPCs dos cursos de ciências contábeis. As transcrições longas, por ora, deixava o texto bem cansativo ao leitor. Senti falta de uma interação dos relatos com propostas e situações práticas, ou seja, como colocar em prática ambas as propostas no currículo do estudante de contabilidade? Ou que metodologias poderiam ser utilizadas para atender a essas demandas, seriam viáveis? Teria como estabelecer um comparativo dessas práticas?