artigos
Convibra Conference - O RECRUTAMENTO E A SELEÇÃO DE PESSOAS NA FASE DE TRANSIÇÃO DA TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARA A “INDÚSTRIA 4.0”
O RECRUTAMENTO E A SELEÇÃO DE PESSOAS NA FASE DE TRANSIÇÃO DA TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARA A “INDÚSTRIA 4.0”

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 28


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isabela Cristina Matheus Silva

ABSTRACT
Este artigo objetiva apresentar a fase de transição da terceira Revolução Industrial para a Indústria 4.0 e alguns métodos contemporâneos de recrutamento e seleção de pessoas. Especificamente pretende-se descrever termos atuais quanto à Revolução Industrial, identificando métodos e técnicas de recrutamento e seleção eficientes; e, identificar o posicionamento das consultorias de RH quanto ao momento de transição da Indústria 3.0 para Indústria 4.0. Esta pesquisa é de caráter descritivo de abordagem qualitativa. Para este estudo, primeiramente, foi feita uma revisão bibliográfica e, posteriormente, foram aplicados questionários a três empresas prestadoras de serviços em recrutamento e seleção, na região do Alto Paraopeba, que atendem organizações de médio e grande porte. Conclui-se com o estudo, que o tema Indústria 4.0 é pouco conhecido e as técnicas de recrutamento e seleção de pessoas ainda não foram atualizadas quanto à necessidade desta geração.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mirian Miranda Leite 09-02-2021 12:50:35

Muito bom o artigo e a forma como o tema foi proposto, achei interessante a pesquisa feita nas empresas de R&S, e o fato da autora ter citado a importância das softs skills e dessa geração ser e ter uma visão diferente, e citar o tempo que permanecem em uma organização, sendo a rotatividade muito evidente nessa gerações. Gostaria de saber mediante os resultados se a autora obteve, de alguma forma a resposta à seguinte questão: quantos às empresas inquiridas, há algo sobressalente na empresa que conhece as formas inerentes da indústria 4.0 em R&S ? (por exemplo: no ambiente, os materiais e os colaboradores...)

Foto do Usuário Alessandra Colla Soletti Tussi 09-02-2021 12:50:35

O tema do artigo é de suma importância, dadas as mudanças que estão ocorrendo na sociedade em consequência das novas tecnologias, o que exige das empresas novas abordagens de recrutamento e seleção. O objetivo do artigo foi apresentado de maneira precisa, bem como as justificativas para a realização da pesquisa. O referencial teórico está claro e cita alguns autores importantes na área como o SCHWAB, no tópico da indústria 4.0. No referencial teórico um ponto de destaque é o quadro de habilidades adaptado de Gray (2016). Como sugestões para aprimorar o trabalho, cita-se: a) a retirada das três primeiras páginas, que não fazem parte da estruturação de um artigo; b) formatação do texto de modo que não haja separação entre o título e a figura (como nas páginas 7-8) e entre o título e o texto (a exemplo das páginas 13-14); c) também sugere-se aprofundar a pesquisa em artigos científicos da área, em detrimento de livros e artigos de revista. Alguns questionamentos, que poderiam ser respondidos em uma próxima versão do artigo, seriam: 1) quantos questionários foram respondidos em cada uma das empresas? 2) qual(is) o(s) cargo(s) dos sujeitos pesquisados? 3) as empresas pesquisadas utilizam alguma ferramenta de inteligência artificial ou people analytics nos processos de recrutamento e seleção? Isso permitiria verificar a aplicação dessas novas tecnologias, citadas no referencial teórico, nas empresas estudadas. De modo geral, o artigo é bem redigido, coeso e é de fácil entendimento até mesmo para leigos no assunto (inclusive os conceitos referentes à indústria 4.0 foram explicados de maneira clara). O referencial teórico foi ligado com os resultados da pesquisa realizada nas empresas. O artigo tem relevância acadêmica e também para gerentes de empresas e profissionais da área de gestão de pessoas. Além disso, foca em um tema fundamental para as organizações e que carece de ser mais estudado e debatido.

Foto do Usuário Ana Régia Souza 09-02-2021 12:50:35

Tema bastante pertinente para o momento atual. Além disso, o artigo foi bem desenvolvido e tem muito a contribuir. Parabéns!

Foto do Usuário Mônica Maria Barbosa Gueiros 09-02-2021 12:50:35

Texto bem escrito, de leitura agradável e ideias articuladas. Sugere-se apenas trazer o dialogo entre resultados e discussões e o referencial teórico. As considerações finais pode ser melhorada. parabéns.

Foto do Usuário Eclislainy Barbosa Rodriguealves 09-02-2021 12:50:35

Saudações, o artigo não se encontra nos parâmetros organizacionais do congresso. Abraços!

Foto do Usuário Ianaira Souza Baretto Neves 09-02-2021 12:50:35

Tema muito relevante! Trouxe relevantes autores, como LACOMBE. Sugiro ver Tonelli no tema e tentar evitar Chiavenato para publicações de mestrado e acima.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.