DESEMPENHO DOS INSCRITOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 264


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rosilania Silva De Queiroz , Priscilla Yngrid Medeiros Gomes Guimarães , Rosângela Queiroz Souza Valdevino , Rayanny Laryssa Lima Silva , Adriana Martins De Oliveira , Auris Martins De Oliveira

ABSTRACT
Este estudo tem por objetivo analisar o desempenho dos inscritos no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, tendo em vista sua obrigatoriedade para obtenção do registro junto aos conselhos regionais. O período analisado compreende o ano de 2011 a 2017. Essa análise busca mostrar as traves dos gráficos, a quantidade de inscrições, o número de aprovados ao longo dos anos, expondo o número de ausentes e de reprovação. A análise foi feita a nível nacional, regional, estudando a região Nordeste e estadual com o Estado do Rio Grande do Norte. Foi feito também um comparativo em que se verificou que o estado do RN e a região Nordeste seguem o mesmo nível de aprovação, mantendo seus percentuais semelhantes. Na pesquisa pode ser percebido que o aumento nos inscritos foi significativo ao longo das edições, mas o percentual de aprovados diminuiu. Em algumas edições do exame a queda foi significativa, como no segundo exame aplicado em 2015, com aprovação a nível nacional de apenas 14%. O maior percentual Nacional de aprovações ocorreu no primeiro ano, em 2011, na realização do segundo exame, que obteve um total de 58% de aprovados. Conclui-se que nos anos analisados, os resultados apontaram crescimento do número inscritos, porém o de aprovados não conseguiu seguir a mesma proporção.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Annandy Raquel Pereira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Sugiro inserir contribuição prática, qual a relevância desse trabalho pra sociedade e pro mercado de trabalho? Sugiro inseri um tópico com estudos anteriores e fazer o confronto com os achados da pesquisa, pouco foi relacionado os achados com os de outros estudos.

Foto do Usuário Jéssica Karine De Oliveira Gomes 09-02-2021 09:50:35

Pesquisa aborda um tema muito importante. A conclusão do trabalho poderia ser melhor explorado, uma vez que ficou muito próximo a forma como já havia sido elaborado a apresentação dos resultados. Melhorar e evidenciar a contribuição do estudo.

Foto do Usuário Vanderlei Ferreira De Sena 09-02-2021 09:50:35

precisa explorar mais na análise. Seria interessante mostrar os resultados por estado, identificar por tipo de instituição (pública ou privada). Inclusive, trazendo um raio x do desempenho por instituição. Isso com certeza ajudaria trilhar o caminho para entender os antecedentes desses resultados. O tema é relevante, acredito que vale a pena refletir sobre esses apontamentos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.