artigos
Convibra Conference - Empreendedorismo Sustentável como ferramenta estratégica: estudo de caso em indústria de papel e celulose (Suzano S.A. - Três Lagoas)
Empreendedorismo Sustentável como ferramenta estratégica: estudo de caso em indústria de papel e celulose (Suzano S.A. - Três Lagoas)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 21


Certificado de publicação:
Certificado de Nathalia Batista Ferrari
Certificado de Nathalia Batista Ferrari

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Álvaro Freitas Faustino Dias , Nathalia Batista Ferrari

ABSTRACT
O empreendedorismo sustentável é uma ferramenta que permite as organizações implementarem estratégias voltadas para os gargalos da sociedade, como questões sociais e ambientais, ultrapassando a dimensão financeira. Além disso, a gestão sustentável dentro das organizações tem ampliado os objetivos organizacionais, bem como a necessidade de um conjunto de elementos relacionados ao meio ambiente, responsabilidade social e as demandas da sociedade. Assim, a presente pesquisa objetivou investigar como os gestores de uma indústria de papel e celulose, entendem e utilizam o empreendedorismo sustentável como ferramenta estratégica, por meio de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados coletados, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo.  A partir da análise, foi possível observar que a partir da utilização da ferramenta, a Susano SA conseguiu reduzir gastos desnecessários, alterar seus processos de descarte de resíduo, além de alcançar maior visibilidade para a indústria, gerando lucros acima das expectativas. No geral, os resultados apresentados sugerem que a Susano SA tem desenvolvido grandes esforços para serem referência, não apenas na produção de papel e celulose, mas como uma empresa ecologicamente correta e com objetivos sustentáveis ao longo dos anos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tatielle Menolli Longhini 09-02-2021 12:50:35

Uma parte copiada em resultados e discussões. Como o survey foi construído? Se a entrevista foi feita diretamente a uma gestora, não se configura como survey, pois questões foram levantadas, provavelmente, por uma abordagem de entrevista semi-estruturada, pelo que deu a entender. Apenas uma coleta, de uma abordagem, não é um survey. Além disso, quais as questões consideradas? Não fica claro o delineamento para apreciação do resultado.

Foto do Usuário Leandro Rodrigues Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Trabalho relevante para a linha de pesquisa sobre empreendedorismo sustentável. No entanto, sugiro fortemente uma atualização nas referencias utilizadas. Além disso, é importante relacionar essas referências no processo de análise dos resultados. Também sugiro fortemente considerar os objetivos geral e específicos, bem como a pergunta orientadora na introdução do trabalho. responder a pergunta orientadora de forma clara nas considerações finais. Qual é a contribuição prática do trabalho proposto?

Foto do Usuário Gabrielle Fernandes Rodrigues 09-02-2021 12:50:35

Temática interessante. Parabéns pela escolha da temática. Qual a maior contribuição do trabalho?