artigos
Convibra Conference - PRÁTICAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS HUMANOS, SATISFAÇÃO NO TRABALHO E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO
PRÁTICAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS HUMANOS, SATISFAÇÃO NO TRABALHO E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 29


Certificado de participação:
Certificado de Denise Genari

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Denise Genari , Cristiane Aléssia Portela , Jaisso Chiomento , Daiane Ditadi Festa

ABSTRACT
A gestão sustentável de recursos humanos é desenvolvida a partir de práticas que permitem alcançar os objetivos organizacionais, reproduzindo, simultaneamente, uma base duradoura de profissionais, com o controle dos efeitos dessas práticas nos indivíduos e na própria empresa. As investigações nesse campo ainda são exploratórias, conceituais e, predominantemente, qualitativas, sendo que estudos que contribuam com a avaliação das referidas práticas e seus impactos nos profissionais são adequados para suprir essa lacuna de pesquisa. A partir disso, o presente estudo, apresentado em formato de resumo expandido, objetiva propor um modelo teórico, passível de verificação empírica, baseado em hipóteses de pesquisa que visam a identificar os impactos das práticas de gestão sustentável de recursos humanos em elementos consequentes, como a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Larissa Dantas Guimarães 09-02-2021 12:50:35

É um tema bastante relevante. O texto está bastante objetivo, mas achei demasiadamente objetivo. O resumo do trabalho me pareceu parte da introdução. Embora no resumo, o trabalho tenha sido apresentado como um ''resumo expandido'', o conteúdo ficou muito superficial, poderia ter desenvolvido e discutido mais os conceitos. Sugiro cautela ao mencionar, por exemplo, ''comprometimento instrumental'', é mais comum denominar de ''base instrumental''. Além disso, acredito que é importante ter cuidado ao denominar o comprometimento organizacional, pois existem diversos autores que falam sobre o conceito, da forma que foi apresentada, me pareceu apenas ser através da visão multidimensional e sabe-se que outros autores a reconhecem como unidimensional. Ademais, sugiro que o objetivo do trabalho também esteja contemplado na introdução. Por fim, também senti falta de uma seção sobre a conclusão do trabalho. É um ótimo começo para expandir o modelo proposto e desenvolver mais o trabalho. Não há erros ortográficos e gramaticais, concluindo que houve um cuidado na escrita. Sugiro também que possam explorar outros autores com estudos internacionais sobre o comprometimento e a satisfação no trabalho.

Foto do Usuário Thamires Ferreira Da Rocha 09-02-2021 12:50:35

Tema atual, objetivo claro,leitura objetiva e dinâmica.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.