A demanda por auditoria mediante a maior flexibilidade das normas internacionais (IFRS)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 274


Certificado de publicação:
Certificado de POLIANA RODRIGUES FERNANDES ROSA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Poliana Rodrigues Fernandes Rosa , Alesandra Aparecida Oliveira Da Costa Caetano , Msc.nathan Vasconcellos De Almeida Rezende Machado

ABSTRACT
As demonstrações contábeis são os instrumentos de principal importância para os usuários da informação contábil em suas tomadas de decisões. Com a adoção das IFRS a fim de harmonizar as informações, esses relatórios passaram por mudanças significativas, visto a necessidade de uma linguagem contábil universal. Se por um lado as IFRS levam a demonstrações contábeis mais fiéis, por outro, proporcionam maior flexibilidade por parte dos profissionais contábeis e impactando a demanda por auditorias conhecidas como Big Four. O objetivo deste estudo foi verificar os impactos da maior flexibilidade inerentes às IFRS sobre os pareceres de auditoria antes e após sua adoção. Sob o aspecto metodológico, o estudo é bibliográfico e telematizado. A amostra foi composta por 76 empresas não financeiras listadas na B³ nos períodos de 2006-2007, 2010-2018.Foram analisados os pareceres dos auditores levando em consideração se os mesmos continham ressalvas ou não. Verifica-se no geral que após a adoção das IFRS houve um aumento na contratação de auditorias Big Four por parte das empresas. Ainda foi possível constatar que apenas duas (9%) empresas eram auditadas por Big Four antes da adoção das IFRS e após a adoção deixaram de ser, e vinte e um (91%) empresas que não eram auditadas por Big Four antes da adoção das IFRS e após sua adoção passaram a ser. Dentre os cinco pareceres com ressalva antes das IFRS, ressalta-se que somente um é de uma empresa Big Four, e dos sete pareceres com ressalva após as IFRS, apenas três são de empresas Big Four, sugerindo que as empresas auditadas por Big Four cumprem as exigências de maneira mais adequada que as empresas auditadas por não Big Four.

Palavras-chave: Auditoria Independente, Big Four, Parecer, IFRS

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Geraldo Alemandro Leite Filho 09-02-2021 09:50:35

Importante verificar os impactos da maior flexibilidade inerentes às IFRS sobre os pareceres de auditoria antes e após sua adoção. Sugiro os autores reforçarem os estudos correlatos.

Foto do Usuário Francisco Patrik Carvalho Gomes 09-02-2021 09:50:35

Excelente tema, o trabalho está bem estruturado o que ajuda na compreensão e discussão do tema.

Foto do Usuário Ana Carolina Ribeiro Freitas 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante, por ser algo atual, porém a discussão sobre a demanda por auditoria não ficou muito evidente no texto, o foco maior foi na explicação do constructo “auditoria” e a diferença que essa causa nas empresas. Tem uma leitura leve e de fácil entendimento, atendendo os objetivos expostos. Foi usado autores conhecidos e estudos atuais, o que influencia positivamente na contribuição do tema. A análise de resultados confirmou o que foi discutido ao longo do artigo, porém por ser uma pesquisa bibliográfica, esperava mais nos resultados. Sugiro, assim, que desfrutem mais na análise de resultados para torná-la mais rica.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.