DESEMPENHO ECONÔMICO DA CULTURA DO MILHO CONVENCIONAL NA REGIÃO DE RIO VERDE JATAÍ - GO E CASCAVEL – PR. SEGUNDA SAFRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 262


Certificado de publicação:
Certificado de Pedro Afini Gaiotti

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Pedro Afini Gaiotti , Maura Seiko Tsutsui Esperancini

ABSTRACT
O presente trabalho tem como objetivo analisar e comparar o desempenho econômico do milho segunda safra  em duas regiões que possuem diferentes tamanhos de propriedades. Para a analise e comparação desse desempenho, foi levado em consideração os custos de produção, indicadores econômicos e rentabilidade

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário William Van Gysel 09-02-2021 09:50:35

Trabalho sucinto e fácil compreensão. De grande relevância, ao destacar o milho convencional como produto que geram vantagem competitiva ao produtor, por ter melhor imagem no mercado consumidor do que o milho transgênico, gerando assim maior rentabilidade para o produtor. Evidencia que o ganho de escala não traz muitas vantagens na cultura do milho convencional, visto que as propriedades menores tiveram resultados semelhantes aos das grandes propriedades. Sugestão: No entanto, faltou explicitar mais a composição do custo operacional total, somente o seu valor absoluto foi abordado na análise. Pergunta: a cobertura da produção com instrumentos de hedge faria sentido para o período analisado? Seria efetiva e traria mais segurança ao produtor, ou apenas acarretaria em mais custos?

Foto do Usuário Dione Gelton Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Otimo trabalho em contribuição e pertinencia. Bem estruturado com objetivos claros.

Foto do Usuário Matheus Oliveira Cipriano 09-02-2021 09:50:35

Trabalho sucinto mas de fácil compreensão. tema de grande relevância, devido ao milho convencional ter papel de grande impotância no cenário brasileiro. Como sugestão, apesar de descrito que os tamanhos das propriedades não tiveram muita relevância para o desempenho, apresentar os tamanhos das propriedades analisadas. Pergunta: Apesar das duas propriedades utilizarem a mesma tecnologia de semente, houve uma diferença considerável no custo de produção, o que teria ocasionado essa diferença ?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.