artigos
Convibra Conference - ESPECIALIZAÇÃO PRODUTIVA DO VALE DO PARANHANA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
ESPECIALIZAÇÃO PRODUTIVA DO VALE DO PARANHANA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 19


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Josimar José Smaniotto , Aline Beatriz Schuh

ABSTRACT
O desenvolvimento econômico é uma preocupação constante entre pensadores, administradores e formuladores de políticas econômicas. O nível de desenvolvimento de uma cidade, região ou nação pode estar relacionado com a forma de organização de sua estrutura produtiva.  Este trabalho objetiva analisar a relação entre a especialização produtiva e o desenvolvimento econômico da região do Vale do Paranhana. Seu ponto de partida é a análise da estrutura produtiva por meio da compreensão da  distribuição do emprego na região, e a comparação de indicadores socioeconômicos relativos à saúde, educação e renda dos municípios que a compõem, com os de uma região de economia de características opostas (região da Serra Gaúcha), em termos de especialização ou centralização produtiva.  Os resultados evidenciam a forte especialização produtiva da região do Vale do Paranhana no setor coureiro calçadista, e apontam para um viés que favorece a diversificação produtiva, indicando que na região do Vale do Paranhana os índices de desenvolvimento econômico são inferiores em relação aos apresentados na região da Serra Gaúcha.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Talita Souza Aguiar 09-02-2021 12:50:35

Uma pesquisa relevante para o desenvolvimento regional, em que é possível identificar a especialização produtiva da região realizando uma análise com o desenvolvimento econômico.

Foto do Usuário Patrícia Daniela Souza Dos Anjos 09-02-2021 12:50:35

O artigo propõe uma discussão interessante entre desenvolvimento econômico e especialização produtiva, com recorte na região do Vale do Paranhana. Como pontuado pelos autores, parece haver poucos estudos que abordam esse assunto na região, o que justifica a relevância do tema. Soma-se o fato de poder auxiliar gestores na formulação de políticas públicas. Para o aprofundamento dos estudos futuros relacionados ao desenvolvimento local, é sugestionado incorporar uma perspectiva do protagonismo local, do papel dos atores para construção de um ecossistema cooperativo num dado local. A qualidade de vida populacional é essencial e precisa levar em consideração dimensões como: saberes locais e modos de vida, exercício da cidadania, aspectos de desenvolvimento sustentável, dentre outros. Pergunta: Vocês já pensaram em estudar territórios mineradores a partir da mesma perspectiva que foi abordada no artigo?