Cidades Inteligentes: Laguna, a primeira Cidade Inteligente e Social do Brasil.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 343


Certificado de publicação:
Certificado de POLIANA KARLA PEDRO DE OLIVEIRA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Poliana Karla Pedro De Oliveira , Fernando Gomes De Paiva Júnior , Rogério Vieira De Lima

ABSTRACT
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar se, a autoproclamada, primeira cidade inteligente social do mundo, que se encontra no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, chamada de Smart City Laguna, é capaz de resolver ou amenizar os principais problemas estruturais e sociais enfrentados, pelas grandes cidades, devido ao elevado crescimento populacional. Por que inteligente e social? Inteligente, porque a cidade está embasada em princípios tecnológicos, visando a sustentabilidade e trânsito urbano. E, social, por atender quaisquer faixas de renda, com acesso aos mais pobres. Neste trabalho utilizamos o método de abordagem dedutiva e fontes secundárias de pesquisas, por meio de revisão bibliográfica. O surgimento de cidades inteligentes e sociais busca resolver o problema da urbanização desordenada, mas não implica em menos favelização, menos desigualdades sociais, nem tampouco supre o problema de moradia nos grandes centros urbanos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

excelente artigo. Temática bem atual de grande contribuição para o conhecimento

Tema muito revelante ante o império da noção de que cidades inteligentes são soluções incontestáveis para uma regeneração do ''tecido social''. O artigo apresenta dados precisos e bem comentados. Questão para próximos estudos: Que mecanismos podem ser levantados como alternativas a essa lacuna de reforma social, a que as cidades inteligentes também se propõem? Quais critérios podem ser modelados empiricamente para definir os gargalos sociais que as cidades inteligentes não conseguem impedir?

Foto do Usuário José Pereira De Alencar Sobrinho 09-02-2021 09:50:35

O artigo merece ser aprovado. Muito bem elaborado e fundamentado.

Foto do Usuário Carlos Henrique Maciel Cabral 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante e atual. Artigo conciso, claro e objetivo. O assunto é apresentado e desenvolvido de forma coerente e sequencial, partindo de um referencial mais amplo e afunilando para a cidade objeto do trabalho. A conclusão foi bem elaborada, respondendo à pergunta da pesquisa, além de propor sugestões acerca da temática e recomendação para estudos futuros. Como sugestão, recomenda-se uma revisão geral do artigo no que diz respeito à formatação do mesmo, pois há alguns erros de digitação, espaçamento e parágrafo. Por fim, faz-se o seguinte questionamento: a criação de cidades inteligentes nos moldes de Laguna, tendo um caráter de empreendimento de iniciativa privada, deveria receber uma atenção e atuação maior do poder público a fim de beneficiar as classes menos abastadas?

O presente artigo em análise, desperta muito interesse por atrair olhares locais sobre assuntos emergentes e bastante atuais. Interessantes pontuações quanto ao material jornalistico para estruturação do mesmo. Algumas considerações quanto a formatação, merece ser revista, entretanto tal colocação não desmerece o conteúdo fornecido e de muita relevância ao cenário científico. Para reflexão, os autores acreditam que a Smart City Laguna, pode evidenciar ainda mais desigualdades tão enraizadas no nosso país?

Foto do Usuário Frederico Romel Maia Tavares 09-02-2021 09:50:35

O termo smart city tem importância como soluções, em tese como alternativa para solução de problemas crescentes, com o uso das novas tecnologias. Sugiro uma Revisão da literatura mais atualizada, pois as bases científicas mostram evoluções nos estudos, sendo necessárias atualizações.Uma revisão gramatical é necessária.Como trabalhos futuros, aponto para pesquisar evidências concretas de Laguna como smart city.Recomendo o artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.