GESTÃO DE ESTOQUES E OS IMPACTOS NA NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO EM UMA EMPRESA DO SETOR TÊXTIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 429


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eder Luz Xavier Dos Santos , Elizeu Messias Da Silva , Josias José Da Silva Júnior , Ilton Belchior Cruvinel , Raimundo Márcio Mota De Castro , Clayton De Almeida Corrêa , Valéria Lima Da Silva

ABSTRACT
A gestão de estoque e o capital de giro consolida uma parceria fundamental para garantir que todo o ciclo operacional da empresa seja comprido, garantindo assim que os prazos estipulados juntos aos clientes ou fornecedores sejam honrados. A gestão de estoques é parte importante da gestão estratégica de uma organização, por se tratar de uma área que requer um grande investimento financeiro. No mesmo sentido, é a principal responsável por manter os recursos no tempo certos e garantir a empresa competitiva no mercado, visto que, com uma boa gestão, a empresa poderá atender o cliente na quantidade e no momento requerido. O objetivo do trabalho é analisar a gestão de estoque como ferramenta para a redução do capital de giro necessário para a organização garantir todos os ciclos operacionais dentro da empresa. O embasamento teórico ancora-se nas teorias de Pozo (2015); Dias (2010); Assaf Neto (2010) entre outros. Quanto à escolha do percurso metodológico recorreu-se a pesquisa exploratória com a exposição conceitual de autores e pesquisadores das áreas relacionadas à gestão de estoque, compras e capital de giro. A pesquisa apontou que uma boa gestão de estoque reduz a quantidade de capital de giro necessária para garantir que todo o ciclo operacional seja cumprido, e proporciona outros benefícios para as organizações como: vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, além de atender as expectativas de seus clientes. 

Palavras-chave: Gestão estratégica. Custos. Atendimento ao cliente. Estoques.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Murillo Epifanio De Almeida 09-02-2021 09:50:35

Logo no resumo, o trecho ''A gestão de estoque e o capital de giro consolida uma parceria fundamental para garantir que todo o ciclo operacional da empresa seja comprido'', seria comprido ou cumprido? São coisas totalmente diferentes. Outra coisa, o certo seria ''consolidam'' pois o verbo se refere a duas coisas. Enfim, no decorrer do texto há mais erros de concordância verbal, pontuações e acentuação das palavras. De acordo com o objetivo e problema propostos, por que o método de pesquisa quantitativo não foi o escolhido? ele responderia melhor aos anseios do trabalho, pois as informações trazidas estão bem vagas e em um método qualitativo requer-se maior embasamento teórico. Outra questão, por que vocês colocaram o problema em forma de objetivo? problema é a pergunta a qual o artigo vai investigar a partir dos objetivos traçados. Na conclusão o problema que vocês dizem responder não me pareceu realmente coeso com o que estava na introdução.

O artigo esta bem elaborados e com bastantes contribuição bibliográfica, contudo achei o resultado um pouco confuso, mas a pesquisa em geral está bem trabalhada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.