COVID-19: o Delivery como alternativa para empreendimentos do setor alimentício no Brasil.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 312


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aquiles Alencar De Medeiros , Manoel Pereira Da Rocha Neto , Laís Karla Da Silva Barreto , Walid Abbas El Aouar , Michele Ferret Badiali

ABSTRACT
Momentos de crise se configuram como fragilidade para a economia de uma região ou de um país. A pandemia mundial do novo coronavírus (COVID-19) está abalando a economia global em todos os âmbitos. Nesse cenário adverso, novas alternativas de negócios vêm surgindo, como também outras oportunidades estão ampliando o campo de atuação, como é o serviço de entrega, o Delivery. Essa atividade vem despontando como um novo nicho de mercado no contexto do isolamento social que passa quase todo o planeta. O presente estudo é um ensaio bibliográfico com o objetivo de descrever a sobrevivência de empresas do segmento alimentício e a expansão de serviços de entrega no contexto da crise sanitária e econômica atual. A pesquisa é qualitativa, do tipo descritiva e tem como arcabouços teórico autores como Lévy (2010) e Castells (2015), entre outros. Desse modo, pode-se concluir que o serviço de Delivery no setor de alimentos foi um dos que mais cresceram no cenário adverso da economia e da saúde pública. Nesse contexto, empresas do gênero alimentício, restaurantes, micro e pequenas empresas tiveram que se adaptar a essa nova estratégia em curto espaço de tempo, sem nenhum planejamento estratégico. As empresas que se mobilizaram e acreditaram nessa nova ferramenta conseguiram sobreviver e ganharam novos clientes que, por causa do isolamento social, são potenciais consumidores em seus próprios lares.
Palavras-chave: Delivery. Serviços. Empreendedorismo. Crise.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Louise De Lira Roedel Botelho 09-02-2021 09:50:35

Pesquisa de relevância para o contexto econômico nacional. Pergunta-se aos autores se os mesmos desenvolvem outras pesquisas sobre a tematica em outros setores.

O trabalho está bem feito. Mostra uma realidade atual, seus efeitos através de uma abordagem qualitativa e quantitativa do tema.

Foto do Usuário Natiane Guarda Dos Santos Mattos 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante. Todavia como a temática engloba o Coronavírus, o artigo não deveria estar englobado no tema: Evidências científicas e relatos de experiências sobre Covid-19? Ademais, sugiro apenas um engremento no referencial teórico com mais artigos internacionais.

Foto do Usuário Suani Domingos Matias 09-02-2021 09:50:35

Bom artigo, vale a leitura! Parabéns pelo trabalho tão atual e rico em informações.

Foto do Usuário Cicera Thamyres Ferreira De Luna 09-02-2021 09:50:35

Tema altamente relevante. Atual e muito bem escrito. Parabéns aos autores pelo trabalho desenvolvido, tão rico em informações que demonstram o cenário que estamos vivenciando atualmente.

Foto do Usuário Talita De Souza Costa 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem escrito, com um tema atual e relevante. sugestão: gerar mais gráficos para ilustrar as estatísticas mencionadas. .

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.