INDÚSTRIA AGROALIMENTAR: REVISÃO BIBLIOMÉTRICA SOBRE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 295


Certificado de publicação:
Certificado de Dejenane de Souza Monteiro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Dejenane De Souza Monteiro , Miguelangelo Gianezini , Melissa Watanabe , Jaime Dagostim Picolo , Grabrieli Da Silva Martins

ABSTRACT
A segurança alimentar é assunto premente de discussões em tempos atuais, isso porque o mundo está em diante de grandes desafios como o aumento populacional, questões ambientais e crises de várias ordens. A exemplo disso as crises econômica e sanitária vividas no início do ano de 2020 representam ainda mais indicativos de que a segurança alimentar requer cada vez mais atenção em várias instâncias afim de garantir a provisão de alimentos para as próximas décadas. Corroboram com o argumento desse artigo as grandes ações como as que foram definidas pela Agenda 2030, que faz parte do documento publicado pela ONU no ano de 2000, onde definiu-se 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre os ODS destaca-se o objetivo 2, que preconiza “Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável” (NAÇÕES UNIDAS, 2015). Nesse artigo busca-se compilar pesquisas que foram realizadas com intuito de desenvolver novas tecnologias e inovar no processamento de alimentos. Como essas tecnologias podem contribuir na produção em larga escala, agregar valor nutricional e minimizar os custos de produção para garantir alimentos para a todas as pessoas em todo o planeta.  A metodologia adotada foi uma revisão bibliométrica na base de dados da Web of Science, a busca se deu por artigos publicados nos últimos 5 anos. Resultou em 25 artigos que versam sobre estudos voltados para a transformação de alimentos com recursos tecnológicos e inovadores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alisson De Moraes Bastos 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bem escrito e objetivo quanto propósito, método e resultados. O método é o elemento determinante para a composição de um estudo bibliométrico, o mesmo pode ser descrito de forma mais robusta. Sugiro que o estudo seja ampliado para trazer dados de autoria, neste sentido apresentar quais autores, instituições e países mais produtivos. Por fim, deixo a seguinte questão: O que o estudo pode indicar ao campo como emergente?

Foto do Usuário Tomas Mercês De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Artigo interessante ! A discussão dos resultados poderia ser mais ampla e aprofundada.

Foto do Usuário José Abel De Andrade Baptista 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela conclusão do artigo, continue pesquisando.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.