artigos
Convibra Conference - Impacto da Informação Contábil na cotação das ações das companhias abertas em relação aos diferentes níveis de Governança
Impacto da Informação Contábil na cotação das ações das companhias abertas em relação aos diferentes níveis de Governança

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 16


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Simone Alves Da Costa , Bruna Alves Da Silva

ABSTRACT
O estudo proposto tem como finalidade analisar se as informações oriundas das demonstrações contábeis são fatores importantes para explicar as variações nas cotações dos três segmentos da B3 voltados às práticas de Governança Corporativa. Utilizou, para isso, a cotação de demonstrações contábeis trimestrais das empresas listadas na Bolsa de valores brasileira nos segmentos de Governança Corporativa durante os anos de 2015 a 2017. Segundo os resultados obtidos com a análise efetuada, observou-se que a divulgação das demonstrações contábeis e o comportamento do retorno das cotações de acordo com o segmento de Governança Corporativa sofrem impactos com a divulgação das demonstrações contábeis. O trabalho contribui explicitando a motivação do Nível 2 de Governança Corporativa, que é um tema menos recorrente, com bases de dados menores e não correlacionadas de seus pares; também, com a pontual diferença entre as classes de ações dentro dos níveis de Governança Corporativa abordados, bem como com a constatação da insignificância de eventos como o período da divulgação (dia da semana), segmento privado ou estatal para explicar o comportamento do retorno.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Amostra de 2015 a 2017 para uma submissão em 2020? Por que não incluir os anos de 2018 e 2019?

Foto do Usuário Octavio Locatelli 09-02-2021 12:50:35

O artigo é interessante e bem escrito. Como sugestões seria interessante abordar no referencial pesquisas sobre disclosure, além de realizar alguns ajustes, por exemplo: a pesquisa não é exploratória já que existem outras pesquisas nessa área; apresentar o modelo da regressão que foi utilizado, e; melhorar a explicação das tabelas que devem ser auto-explicativas.

Foto do Usuário Hugo Henrique Saullin-alvaro 09-02-2021 12:50:35

Amostra antiga para o ano de publicação, faz com que a pesquisa perca sua relevância. Lendo título, resumo, introdução e conclusão não ficou claro o qual era o real objetivo do estudo, penso que poderia ser melhor explicitado no trabalho. Impressão ao ler de que o título não faz jus à pesquisa realizada. De resto uma boa leitura.

Foto do Usuário Lorena Marques De Sousa 09-02-2021 12:50:35

Apesar da amostragem ser um pouco antiga (2015 a 2017) para uma submissão em 2020, o artigo é bem interessante.