CONTABILIDADE AMBIENTAL: A ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO SUSTENTÁVEL POR INDÚSTRIAS BRASILEIRAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 244


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Roberta Nascimento Corrêa , João Paulo Machado Santos , Samuel Smith Da Cruz

ABSTRACT
A necessidadedo desenvolvimento sustentável tem sido um tema bastante discutido na atualidade devido a escassez dos recursos ambientais. Ao que se refere as indústrias estudadas, essa exigência aumenta por ser considerada potencialmente poluidora. Sendo assim, Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de gerenciamento sustentável das indústrias químicas, de petróleo e de mineração por meio dos relatórios fornecidos pela Confederação Nacional da Indústria – CNI. O método utilizado na pesquisa foi o documental, aplicados sobre os relatórios de cada setor abordado, que por meio da analise chegou-se aos resultados sobre as iniciativas para uma indústria sustentável, do uso eficiente dos recursos ambientais, das certificações de gestão ambiental, juntamente as oportunidades e os desafios perante a sustentabilidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gisele Victor Batista 09-02-2021 09:50:35

O tema tratado neste artigo é relevante e o recorte da área em estudo apresenta um grande problema ambiental para o Brasil e mundo. A escolha da metodologia foi apropriada e os dados apresentados foram suficientes para a estruturação das discussões apresentadas.Parabéns!

Foto do Usuário Jackeline Lucas Souza 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem relevância acadêmica e de gestão na administração dos recursos ambientais, mas confrontou seus resultados com pouco literatura, bem como propôs em análises, somente, dos relatórios da CNI. Seriam necessários analisar não somente os DANOS, mas se as PROPOSTAS estão baseadas na literatura (Referencial Teórico) em algum momento foram observadas no caminho da gestão ambiental administrada pelo órgão que publicou as informações.

Foto do Usuário Leonilda Mascarenhas 09-02-2021 09:50:35

Tema de suma importância para o estudo atual das organizações. Os resultados e análises apresentadas correspondem ao objetivo proposto pela metodologia, tendo sido bem estruturado no decorrer do artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.