A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS APÓS O CHOQUE DE GESTÃO: Estudo de caso de um órgão público do poder executivo de Minas Gerais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 287


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Luiza Martins

ABSTRACT
Este artigo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização Lato Senso em Gestão Pública. Ele tem como objetivo conhecer a gestão estratégica de pessoas pós o Choque de Gestão em Minas Gerais. Para concretização desse objetivo foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo por meio de entrevistas semiestruturas com gestores de um órgão público do poder executivo de Minas Gerais. Foi apresentada a peculiaridade do órgão enfrente aos demais membros do poder executivo do Estado de Minas Gerais e como a transição do Choque de Gestão tem sido percebida pelos gestores que já tinham a cultura anterior vigente. Por meio da pesquisa foi possível perceber a relação entre a política de recursos humanos, cargos e salários com o fenômeno da rotatividade dos funcionários do presente órgão, bem como o status dado à gestão estratégica de pessoas tanto em nível hierárquico (organograma) quanto informalmente. Com a pesquisa também foi possível identificar os ganhos advindos com o Choque de Gestão tais como: capacitação e criação de ferramentas de gestão de pessoas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O trabalho relata a necessidade atual da valorização do servidor público em sua busca pelo conhecimento e ganho de eficácia e eficiência, assim como a correta remuneração.

Foto do Usuário Paloma Dias Vilas Bôas 09-02-2021 09:50:35

O método usado para a construção do artigo foi muito bom. O tema é de muito relevância.

Foto do Usuário Barbara Mendes De Castro 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho é relevante para a área acadêmica, bem como para a administração pública de Minas Gerais. No entanto, sugiro que sejam apresentados um referencial teórico mais robusto e uma revisão ortográfica mais minuciosa. O conceito e a contextualização do choque de gestão, por exemplo, poderiam ter sido melhor explorados. Em suma, trata-se de uma artigo de potencial, mas que demanda alguns ajustes.

Foto do Usuário Angélica Alves De Almeida Miguez 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem escrito, possui sequência lógica e boa argumentação, permitindo uma leitura fluida. Embora o tema seja relevante, tendo em vista que a Gestão de Pessoas na Administração Pública seja insipiente e, ainda, que o Choque de Gestão foi uma estratégica inovadora na esfera pública para época, sugiro abordar a situação atual, após o seu encerramento em 2014, tendo em vista o lapso temporal de aproximadamente 6 anos até 2020, para conferir ao artigo relevância para a atualidade.

Foto do Usuário Ana Luiza Martins 09-02-2021 09:50:35

A gestão de pessoas na administração pública é um tema que precisa ser mais abordado no meio acadêmico. Esse trabalho apresenta uma contribuição nesse sentido, especialmente para o governo de Minas Gerais

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.