GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DO PMBOOK E SEUS IMPACTOS NO PORTFÓLIO DE PROJETOS EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA DE BOA VISTA-RR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 264


Certificado de participação:
Certificado de Eliane Santos Do Nascimento

Certificado de publicação:
Certificado de Eliane Santos Do Nascimento

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jacquelaine Machado , Eliane Santos Do Nascimento

ABSTRACT
O desenvolvimento desta pesquisa trouxe uma abordagem a respeito do gerenciamento da comunicação na perspectiva do PMBOK, tendo como pressupostos os desafios da Nova Gestão Pública (NGP). O estudo foi realizado em uma organização pública da esfera estadual com uma abordagem qualitativa e quantitativa que trouxe aspectos da gestão de projetos e o gerenciamento da comunicação bem como informações oriundas das fontes documentais da organização. Desta forma, o objetivo foi analisar as contribuições do gerenciamento da comunicação (PMBOK) na minimização de ruídos e eficiência no processo de gestão de portfólio dos projetos de saúde voltados aos servidores de uma instituição pública em Boa Vista-RR. Tomou-se como amostra 75 servidores da área técnico administrativa, os quais responderam a uma entrevista estruturada. A pesquisa atendeu aos objetivos uma vez que foi possível identificar por meio dos dados como os servidores estão percebendo as atividades do setor e como o atual gerenciamento da comunicação tem impactado na gestão do portfólio de projetos. Assim, considera-se que a organização poderá implementar melhorias sistemáticas em relação aos projetos do setor, bem como agregar-se a área da gestão de projetos dentro da perspectiva da comunicação, com o fito de gerar resultados mais efetivos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Paula Cossmann 09-02-2021 09:50:35

Os objetivos propostos são coerentes e são sustentados pela base teórica, bem como na apresentação coerente da pesquisa, com uma ótima análise em cada uma das perguntas propostas.

Foto do Usuário Paraguassu Menezes Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante e relevante, pois aborda uma das principais causas da falha de projetos, a falta de adequada gestão da comunicação segundo estatísticas do PMI. Pergunta: seria adequado um estudo complementar avaliando a adoção de medidas sugeridas pelos pesquisados ? De forma a verificar tendência no decorrer do tempo?

O artigo apresenta um tema relevante, levando em consideração os propósitos de PMBOK, no gerenciamento da comunicação que é evitar falhas de comunicação em todos os processos do projeto. Apresenta referencial teórico claro e objetivo acerca do tema. A metodologia foi bem desenvolvida, focada nos propósitos do trabalho. As considerações finais atendem aos objetivos propostos pelo trabalho. Estudo bem elaborado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.