FLUXO LOGÍSTICO INTERNO NO LANÇAMENTO DE PRODUTOS EM UMA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 344


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eder Luz Xavier Dos Santos , Paulo Rogério Da Silva Oliveira , Raimundo Márcio Mota De Castro , Ilton Belchior Cruvinel , Clayton De Almeida Corrêa , Marcos Antonio Marcelino , Valéria Lima Da Silva

ABSTRACT
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC, 2015) o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial no consumo de cosméticos, diante deste potencial, as indústrias deste segmento precisam se reinventar a todo instante. A logística em sua amplitude aparece como diferencial para o sucesso das etapas de lançamento de novos produtos. O objetivo da pesquisa foi compreender a influência do fluxo logístico interno no processo de lançamento de novos produtos numa indústria de cosméticos localizada no município de Aparecida de Goiânia - GO, para melhor compreensão do assunto abordado, apresentam-se fluxo de processos com etapas de criação, desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Para isso utilizou-se de métodos exploratórios, a partir de um estudo de caso único, com observação da realidade de uma indústria de cosméticos. A pesquisa resultou na análise da participação de cada departamento envolvido na logística interna, integrada às etapas e às responsabilidades no processo de lançamento e na necessidade de um fluxograma para coordenar as ações e tomadas de decisão, os resultados obtidos podem contribuir para melhorias e ajustes no processo de lançamento de produtos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alcione Lino De Araújo 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem uma boa contribuição para o contexto.

Foto do Usuário Ana Paula Da Silva Farias 09-02-2021 09:50:35

O objetivo do artigo é identificar a eficiência e eficácia e isso não foi trabalhado no referencial. Que dados são necessários para determinar a eficiência e eficácia, segundo a literatura?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.