Análise dos Processos de Contratação e Demissão: Um Estudo sobre Cultura e Humanização no Segmento de Tecnologia e Terceirização

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 316


Certificado de publicação:
Certificado de Hélder Uzêda Castro
Certificado de Kevinly Karla de Oliveira da Conceição

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Manoel Joaquim Fernandes De Barros , Hélder Uzêda Castro , Kevinly Karla De Oliveira Da Conceição

ABSTRACT
Este estudo analisa os processos de contratação e demissão de candidatos em posições no campo da TI, verificando a cultura e a humanização de uma empresa no segmento de Tecnologia e Terceirização de Pessoas. A estratégia metodológica utilizada considerou pesquisa documental, observação direta e coleta de dados em campo a partir de entrevistas semiestruturadas com pessoas-chave para o levantamento qualitativo de informações imprescindíveis para o entendimento da atividade de recursos humanos. Os resultados evidenciaram que, quando os funcionários percebem que o turnover faz parte da cultura da empresa, podendo as pessoas serem substituídas com certa facilidade, uma vez que o cliente não exige muito e aceita tudo, em sua maioria, desenvolvem atitudes que culminam na desistência do emprego e no pedido desligamento da operação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amauri Da Cruz Reis 09-02-2021 09:50:35

Artigo bastante relevante, contribui muito para a evolução e discussão do tema e está muito bem apresentado.

Foto do Usuário Alessandra Colla Soletti Tussi 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é de grande valor, principalmente em um contexto onde as pessoas são ativos cada vez mais importantes nas empresas. O referencial teórico está muito bem desenvolvido, o artigo está estruturado de modo coeso, com linguagem clara e de fácil entendimento. Alguns questionamentos para os autores: quais critérios foram utilizados na escolha dos 50 sujeitos de pesquisa e quais seus cargos na organização? Essas respostas poderiam complementar a metodologia. Outro questionamento é: quais as medidas que estão sendo desenhadas na empresa para retenção dos profissionais e diminuição do passivo trabalhista? Uma sugestão para essa ou uma próxima pesquisa é verificar as prática de desligamento adotadas no período da pandemia. De modo geral, o artigo apresenta contribuições ao abordar o tema do desligamento humanizado, que é relativamente novo, merece amplo debate, e que tende a ser cada vez mais importante em um ambiente competitivo e de aumento da adoção do teletrabalho.

Foto do Usuário Rafaela Butzke Geloch 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito interessante e atualizado para o momento, bem escrito, acredito que o grande problema da empresa seja cuidar de seu capital humano com carinho e dedicação para agregar conhecimento e crescimento para ambos os lados. Considerações de grande valia e enriquecedor para a empresa e artigo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.