Sistema de Informação aplicado às cooperativas de reciclagem

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 268


Certificado de participação:
Certificado de Fernando Kintschner

Certificado de publicação:
Certificado de Fernando Kintschner

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernando Kintschner , Denise Helena Lombardo Ferreira , Cibele Roberta Sugahara

ABSTRACT
É notável o acelerado aumento dos resíduos sólidos nos dias de hoje em decorrência da mudança nos padrões de consumo da população. Dessa forma, torna-se essencial incorporar a reciclagem dos resíduos sólidos no sentido de atenuar a degradação ambiental. Tendo em vista que no ambiente das organizações os dados e as informações geradas podem ser apresentados de forma significativa quando detalhados e estruturados a partir dos processos de negócios, este estudo tem como objetivo desenvolver um Sistema de Informação para cooperativas de recicladores de resíduos domésticos e industriais, mais especificamente, a cooperativa Cooperlínia Ambiental do Brasil, instalada em Paulínia, interior de São Paulo. O método de Gestão de Projetos Ágeis baseado em Scrum foi selecionado para o desenvolvimento do sistema de gestão de cooperativas de recicláveis. Como resultados, espera-se desenvolver e implantar os módulos de Controle de Estoque e de Controle de Produção (Triagem, Prensa e Remanufatura), com o indicador de qualidade, com o intuito de melhorar a eficiência e a eficácia dos processos, e como consequência aumentar a produção e a renda dos associados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bárbara Dias Cabral 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho. Destaca-se apenas a necessidade: - inserir problema, justificativa e resumo dos capítulos na Introdução; - apresentar um resumo do resultado/discussão na Conclusão.

Foto do Usuário Marcos Ricardo Rosa Georges 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho. Sugiro aumentar o tamanho das imagens para que o texto dentro delas possa ser lido sem esforço. Parabéns aos autores

Foto do Usuário Ana Jussara Silva Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

O titulo ficou bastante abrangente, tendo sido necessária a leitura para entender melhor o objetivo do artigo.

Foto do Usuário Débora Dos Santos Knopf 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito válido. Artigo bem escrito, porém achei falta de uma maior enfase na problemática e no que o sistema (desenvolvido) contribuiu para a cooperativa. A metodologia está bem clara. Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.