artigos
Convibra Conference - ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO SEGMENTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DO SEGMENTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 19


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juarez Jonas Thives Junior , Cátia Regina França De Sousa Gaião E Silva , Ana Lys Oliveira Da Silva , Priscila Martins Da Silva , Vitória Souza Nunes

ABSTRACT
Este estudo aborda o tema de Plano de Cargos e Salários no contexto da gestão estratégica. O problema de pesquisa se caracteriza pela seguinte indagação: quais especificidades e elementos diferenciais caracterizam o Plano de Cargos e Salários de uma instituição pública do segmento em tecnologia da informação que possam contribuir para uma Gestão estratégica de pessoas? Como objetivo, propõe-se a investigar as respectivas especificidades e elementos diferenciais referidos no problema de pesquisa. Os procedimentos metodológicos utilizados constaram de uma pesquisa descritiva, a realização de um estudo de caso e uma pesquisa bibliográfica. O instrumento de coleta de dados constou de uma entrevista realizada com o gestor da área de Gestão de Pessoas da empresa ALPHA. Conclui-se que o Plano de Cargos e Salários constitui em uma importante ferramenta estratégica, concorrendo e influenciando em questões fundamentais de serem pensadas e equacionadas na atualidade de todas as empresas, sejam privadas ou públicas, como a atração, retenção, motivação, comprometimento, satisfação e rotatividade de empregados. Além de proporcionar aos colaboradores desenvolvimento profissional nas respectivas carreiras, satisfação, comprometimento, melhoria de desempenho e bom clima organizacional, equilibrando e controlando o orçamento organizacional, permite estruturar a gestão de pessoas, atuar com transparência em relação à gestão remunerativa, definindo funções e atribuições dentro de cada cargo de modo a gerar confiança na política de remuneração adotada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jordania Andrade Da Silva 09-02-2021 12:50:35

No método é importante deixar claro: qual o tipo de entrevista utilizada, estruturada ou semi estruturada? Como os dados foram analisados? Quado as entrevistas foram realizadas? Onde está o roteiro das entrevistas? Não fica clara as limitações da pesquisa, quais foram? Além disso não ficou claro também as sugestões de pesquisas. Quais são?

Foto do Usuário Claudio Burlas De Moura 09-02-2021 12:50:35

Pesquisa bem delineada, onde os seus elementos estruturais estão definidos de forma clara e objetiva. Boa fundamentação teórica e boas análises, encontrando-se de acordo com as normas técnicas. Temática atual e pertinente.

Foto do Usuário Juliana Dos Anjos Silva Abreu 09-02-2021 12:50:35

Artigo bem completo e embasado sobre a temática de Cargos e Salários. Os resultados e análises são bem descritos e aprofundados sobre a temática proposta e outras referentes ao RH, o que dá ao leitor uma visão geral de como são desenvolvidas as ações na empresa estudada.

Foto do Usuário Roberta Sodre Costa Leite, Msc. 09-02-2021 12:50:35

O tema apresentado é bem conhecido na administração, principalmente na área de gestão de pessoas, pela sua contribuição na motivação dos funcionários. A pesquisa teve relevância vinculando os profissionais de TI, que atualmente tem sido uma profissão que pertence todo os setores. Roberta Sodré Costa Leite

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.