A FERRAMENTA CANVAS COMO CONTRIBUIC?A?O PARA A VISA?O SISTE?MICA DO EMPREENDEDOR: uma revisa?o integrativa da literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 279


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leandro Maciel Nascimento , Paulo César Lapolli , Inara Antunes Vieira Willerding , Gertrudes Aparecida Dandolini , Édis Mafra Lapolli

ABSTRACT
Na Era do Conhecimento, algumas atividades ganham mais releva?ncia, a destacar por esta pesquisa, o empreendedorismo. Trata-se de uma atividade que desempenha um papel importante na economia de um pai?s transformando ideias em nego?cios e gerando inovac?o?es. Esta pesquisa explora o contexto dos nego?cios, reconhecendo sua complexidade, o que exige a adoc?a?o de uma visa?o siste?mica do ambiente organizacional para sua compreensa?o. Neste sentido, ressalta-se a importa?ncia de ferramentas siste?micas que possam contribuir com o empreendedor. Neste cena?rio, destaca-se o origina?rio Business Model Canvas que inspirou muitas ferramentas do tipo Canvas. Esta pesquisa, ancorada nos constructos empreendedorismo e Canvas tem por objetivo apresentar as contribuic?o?es do Canvas na visa?o siste?mica do empreendedor. Para tal, foi realizada uma Revisa?o Integrativa da Literatura na base de dados Scopus. O estudo identificou a existe?ncia de modelos de Canvas em duas dimenso?es: Nego?cios e Individual. Os resultados apontam que o Canvas pode contribuir de forma significativa para o empreendedor ao fornecer uma ferramenta que propicie ao empreendedor adotar uma postura siste?mica em seu ambiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

A operacionalização da pesquisa, apresentada na Seção 5, poderia estar dentro da metodologia, na Seção 4, uma vez que apresenta o passo a passo do que foi realmente feito. Quanto ao título: “A FERRAMENTA CANVAS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A VISÃO SISTÊMICA DO EMPREENDEDOR: uma revisão integrativa da literatura”, dá a ideia de colocar os estudos sobre o empreendedor na visão do canvas. Eu indicaria algo como: Ferramenta Canvas como apoio à visão sistêmica do empreendedor: uma revisão integrativa da literatura. Pergunta: no que foi motivada a presente pesquisa? Foi um caminho intermediário para a construção de referencial teórico de uma outra pesquisa ou um fim em si mesma? Se caminho intermediário: indicar estudos futuros nesta vertente.

Assunto importante para empreendedores e demais estudiosos sobre o assunto. O método é bastante prático e foi bem abordado pelos autores.

Foto do Usuário Paulo Sergio Carvalho De Souza 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores pelo excelente artigo, um tema atual de extrema relevância na gestão. Com essa revisão podemos entender melhor, pois demonstra que o modelo do Canvas não deve ser aplicado somente para empresas de tecnologia, Para pesquisa futuras O Canvas pode ser aplicado a todas as empresa? Qual o impacto do Canvas no Plano de Negócios?

Foto do Usuário Sarah Maria Vale Aguiar 09-02-2021 09:50:35

Gostaria de parabenizar os autores pelo excelente artigo. O assunto tratado é bastante pertinente e atual para os empreendedores e empresas. O referencial teórico é bem atual e bem abordado. Gostaria de ver mais estudos aprofundados sobre a visão sistêmica, achei pouco referenciada. Abraço!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.