artigos
Convibra Conference - Análise do processo de planejamento (PDIs) em Institutos Federais de Ensino do Rio Grande do Sul
Análise do processo de planejamento (PDIs) em Institutos Federais de Ensino do Rio Grande do Sul

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 20


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jéssica Rodrigues Szulzevski , Sabrina Guimarães De Vargas , Taiani Corrêa Da Costa , Dalva Maria Righi Dotto

ABSTRACT
O objetivo deste estudo é descrever, por meio de uma análise comparativa, o processo de elaboração e as características peculiares dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) atuais do Instituto Federal Farroupilha (IFFar, 2019-2026) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS, 2019-2023), ambos localizados no estado do Rio Grande do Sul e caracterizados como organizações públicas de ensino e multicampi. Sob o ponto de vista metodológico classifica-se como uma pesquisa exploratório-descritiva e qualitativa, sendo que a coleta de dados foi realizada a partir de análise documental de um dos principais documentos de ambas as Instituições relacionado ao processo de planejamento, o PDI. Os resultados apontam que existem semelhanças entre os PDIs, desde a condução de sua elaboração, organizado a partir de comissões, da participação na elaboração da comunidade interna e externa, da estrutura e principalmente na Missão, Visão e Valores. Já as principais diferenças encontram-se no período de duração, em que o PDI do IFRS tem vigência por cinco anos e do IFFar, oito anos e, também, observa-se que o PDI do IFFar apresenta maior objetividade, em comparação ao do IFRS, com inclusão perspectivas, objetivos, indicadores e iniciativas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Elizabeth Martens Blasi 09-02-2021 12:50:35

Trata-se de artigo de excelente escrita e método, de caráter didático sendo que resultou em análise de PDIs de IFs. Apresenta tabelas e figuras que contribuem para o estudo do tema de administração universitária.

Foto do Usuário Aline Beatriz Schuh 09-02-2021 12:50:35

O tema é relevante, principalmente se considerarmos que os IFs são instituições ''jovens'' em comparação com outras instituições públicas de ensino superior, e o PDI é ferramenta fundamental para o planejamento estratégico dessas instituições. Conforme abordado brevemente no Referencial Teórico, há um Decreto que dispõe sobre a estrutura básica dos PDIs, e há também eixos temáticos definidos pelo MEC, que orientam a construção dos PDIs, por isso, creio que isso poderia ter sido melhor evidenciado no referencial. Dúvida/curiosidade: Por que o IFSul ficou de fora?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.