Automação e estratégia: do perfil dionisíaco ao cartesiano – um estudo sobre novos Modelos de Negócio na publicidade possibilitados pelo Big Data

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 252


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Christiane Rocha E

ABSTRACT
O trabalho analisa as inovações proporcionadas pela novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no marketing e na publicidade, por meio da aplicação da Mineração de Dados (Data Mining) e do Big Data. Com o Big Data, as empresas buscam otimizar seus processos informacionais, com a prospecção refinada de dados, encontrando motivações, tendências e padrões de comportamento do consumidor. Assim, é possível incorporar a informação obtida em grandes bancos de dados, definir suas buyer personas (compradoras em potencial) e transformar estas informações em estratégias mais assertivas nas campanhas para o consumidor, criando ações que estimulem a conversão de prospects em clientes. O estudo justifica-se devido ao aumento do fluxo de informação e da necessidade de as empresas adquirirem novas e complexas estruturas de armazenamento de dados. A pesquisa bibliográfica abordou os conceitos de Mineração de Dados e Big Data. Procedeu-se uma pesquisa documental sobre empresas que utilizam o Big Data, seguida de entrevistas com publicitários, para entender como o Big Data tem sido utilizado para aumentar o engajamento com o cliente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luciana Alves Rodas Vera 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho é bastante atual e relevante. Trata-se de um assunto de bastante interesse tanto do mercado quanto da academia. No referencial, há a citação de autores seminais e importante. No entanto, poderiam ter explorado uma literatura mais atual e internacional, tendo em vista que a temática está em alta.

Foto do Usuário Felipe Marino Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Tema muito bom e relevante! Todo o artigo é muito bem construído na literatura e abrange a literatura seminal e recente. Eu senti falta da literatura que apresenta as limitação para o emprego dessas tecnologias, que vai muito além do aspecto financeiro, acho que esse tipo de referência deixaria a discussão muito mais rica. Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.