artigos
Convibra Conference - A importância da Gestão Estratégica para as Universidades Públicas: O estudo de caso da Universidade Federal do Pampa
A importância da Gestão Estratégica para as Universidades Públicas: O estudo de caso da Universidade Federal do Pampa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 16


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Renata Vivian De Miranda , Luis Moretto Neto

ABSTRACT
O presente estudo teoriza sobre a importância da gestão estratégica para as universidades públicas, realizando uma análise crítica sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Pampa. É importante que o planejamento de uma instituição de ensino superior tenha uma abordagem estratégica capaz de gerar soluções para os desafios apresentados pela instituição, tornando possível acompanhar a implementação da estratégia institucional de maneira integrada, auxiliando as ações de pesquisa, ensino e extensão em prol do  desenvolvimento econômico e social, construindo uma sociedade mais humana, ética e justa, comprometida com o bem-estar coletivo, buscando minimizar desigualdades, promovendo internacionalização, desenvolvimento e inclusão social. A importância desse estudo está diretamente relacionada com a gestão da Universidade Federal do Pampa, pois os resultados aqui apresentados podem contribuir para a adoção de estratégias de aprimoramento de um sistema de Gestão Pública marcado pela eficiência, eficácia, efetividade e legitimidade. Além disso, outras universidades públicas poderão beneficiar-se dos dados levantados pelo presente trabalho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Da Graça Saraiva Nogueira 09-02-2021 12:50:35

Como sugestão, considero mais adequado que a metodologia venha em seguida da revisão bibliográfica que, neste artigo, está apresentada junto com as análises, o que deixa o artigo um pouco confuso, a princípio. Também considero que as considerações finais sejam relativas as dificuldades da pesquisa, as projeções para novos trabalhos e sugestões. A questão proposta é: Como as Universidades públicas poderiam se prepara para eventos disruptivos?

Foto do Usuário Paulo Cristiano Kovalski 09-02-2021 12:50:35

É um bom artigo, o tema é relevante e poderá ser replicado para outras universidades. Isso é importante. Mas, em alguns momentos se mostra um pouco confuso. Falta um pouco de fluidez e links entre parágrafos.