artigos
Convibra Conference - PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: UMA ANALISE DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA, ADOTADAS PELA AGROINDÚSTRIA
PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: UMA ANALISE DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA, ADOTADAS PELA AGROINDÚSTRIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 19


Certificado de publicação:
Certificado de Alexandra Kelly de Moraes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos Felipe Falcão Sobral , Alexandra Kelly De Moraes , Leisianny Mayara Costa Silva , Wendell Cesar De Moraes

ABSTRACT
A Produção Mais Limpa é uma estratégia adotada pela organização, que tem como principal objetivo minimizar ou erradicar os resíduos gerados dentro do processo de produção fazendo o uso de poucos recursos naturais como a matéria-prima, água e energia O presente estudo teve como busca analisar, no setor sucroalcooleiro, o processo de produção buscando identificar as práticas de Produção Mais Limpa voltadas a ações sustentáveis. A presenta pesquisa é de natureza qualitativa, exploratório-descritiva e estudo de caso. Em relação à coleta de dados utilizou a entrevista semiestruturada. Para compor a análise dos dados, aplicou-se a análise de conteúdo. Os resultados revelam de forma específica que a Agroindústria, adota a Produção Mais Limpa, como ações sustentáveis, entretanto, a usina destaca que a ausência de educação ambiental relacionada à preservação ao meio ambiente, é uma barreira encontrada em seus colaboradores e na comunidade é inserida.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonilda Mascarenhas 09-02-2021 12:50:35

Pesquisa extremamente importante no contexto atual mundial sobre sustentabilidade e práticas sustentáveis empresariais. Utilizou ferramentas e métodos interessantes como a frequência de palavras para a análise dos dados. Entretanto, aconselha-se realizar uma revisão de erros gramaticais bem como verificar o sentido de parágrafos isolados da contextualização geral para fins de publicação.

Foto do Usuário Ana Paula Ferreira Alves 09-02-2021 12:50:35

A temática do artigo é muito interessante, porém não é nova. Vários estudos já foram realizados sobre P+L. Nesse sentido, inicio minhas sugestões para que os autores evidenciem constantemente ao longo do texto quais são as contribuições do artigo (e os motivos pelos quais o artigo não é mais um sobre P+L). Na introdução, autores devem trazer mais citações, e citações mais atualizadas. Diferentes afirmações são realizadas sem o devido suporte. Outro ponto está na apresentação do conceito de P+L, para que o leitor possa saber o que os autores querem dizer quando tratam da P+L. Além disso, recomendo uma revisão no objetivo, uma vez que o estudo foi realizado junto a uma empresa, e não ao setor como um todo. Por que foi escolhida uma empresa deste setor? Por que esse setor é importante? Por que essa pesquisa deve ser realizada? Todos esses pontos devem estar bem apresentados na introdução do artigo. Para o referencial teórico, mantenho minha recomendação para atualização e aprofundamento dos estudos (por exemplo, trazer para a discussão exemplos de trabalhos de P+L já publicados, e também pesquisas sobre sustentabilidade no setor da empresa estudada). O método merece uma revisão (por exemplo, a pesquisa não é exploratória). É preciso mais bem evidenciar a escolha da empresa (''a escolha da Agroindústria foi intencional'' não é suficiente). Quais foram os documentos coletados? Foi feita triangulação entre os dados coletados? Por que foi feita, como foi feita, por que não foi feita? As entrevistas foram feitas com roteiro? Por que foram feitas apenas três entrevistas? O que foi observado nas visitas in loco? Foram feitas notas de observação? Essas informações precisam estar no método. A apresentação dos resultados em quadros auxilia no entendimento dos achados na pesquisa, bem como suporte de trechos de entrevistas. Contudo, estes quadros também devem aparecer na análise dos documentos, com trechos dos próprios documentos para suporte dos achados. De forma geral, acredito que as entrevistas e os documentos devem ser analisados de forma conjunta, para que os achados possam ser suportados. Não está óbvio para mim o que significa ''análise qualitativa das questões abertas''. Quais questões abertas? Palavras de quem? Por que essa análise foi feita? Outras análises não foram qualitativas? O que significam essas palavras? Os autores apresentam os resultados de forma basicamente descritiva. Recomendo que os autores incluam uma seção de discussão para aproximar os achados de sua pesquisa com outras pesquisas já realizadas, no Brasil, no setor de agroindústrias etc. Além disso, devem evidenciar as contribuições do artigo e o significado da nuvem de palavras para os achados (relacionem essas palavras com os achados, esta seção está perdida no artigo). Recomendo que essas revisões sejam feitas, para que os autores possam pensar em publicação em periódico no futuro.

Foto do Usuário Caroline Archanjo 09-02-2021 12:50:35

O tema é muito importante e o autor apresentou base teórica bem ampla e pertinente, descreveu bem a metodologia. Porém há muitos erros gramaticais e parágrafos desconexos que impactaram principalmente a sequência lógica da apresentação dos resultados e a conclusão. Sugere-se a correção destes para melhor apresentação e estruturação do trabalho. Os autores não se interessaram em realizar uma análise que pudesse sugerir ações complementares de P+L na empresa?