SUPPLY CHAIN MANAGEMENT EM UMA CONCESSIONÁRIA VEICULAR NA AMAZÔNIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 235


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vanessa Rodrigues Colares , Flávio De São Pedro Filho , Fernanda Rodrigues De Siqueira , Anderson Emanuel De Freitas Cantanhede , Ana Gabriela Da Silva Ribeiro

ABSTRACT
Esse trabalho tem como foco a gestão de serviços em face dos conceitos de cadeia de suprimento em uma concessionária de veículos na Amazônia. É o resultado de pesquisa de natureza qualitativa e caráter descritivo, mediante o Método o Estudo de Caso, para avaliar a gestão de compra e vendas em uma organização empresarial localizada no município de Porto Velho, Capital do Estado de Rondônia, no Brasil. O objetivo geral é estudar a importância do Supply Chain Management e o suprimento na gestão de compra e venda em uma concessionária de veículos; tem como objetivos específicos estudar os processos de compra e venda utilizada pela empresa (1), efetuar a análise SWOT referente a cadeia de produção do setor de vendas (2), e propor melhorias e adequações a cadeia de produção do setor de vendas (3). Como resultado, constatou-se que as atividades da empresa concessionária são de compra, venda e revenda de veículos novos e seminovos, com agregados de manutenção veicular; a cadeia de suprimento na produção dos serviços ofertados começa com o pedido de veículos endereçado à montadora; inclui a demonstração dos automóveis no pátio da concessionária, o financiamento com demonstração de agregados a este, o recebimento de pagamento a ser contabilizado, e a entrega do bem adquirido pelo consumidor final. A entrega do produto passa por um processo de verificação dos acessórios do veículo, gasolina e higienização necessária; esta etapa da atividade requer a observação tempo informado ao cliente, de modo a evitar reclames quanto ao prazo. O Supply Chain Management permite subsídios proficientes para o alcance de vantagem competitiva e sobrevivência nos negócios em um cenário concorrencial, pois traz a configuração de uma rede de relacionamento benéfica ao proposto na organização. As técnicas ora tratadas podem servir a gestores de produção de serviços, sendo essa mais uma contribuição da academia para os interessados na administração de serviços.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Reduzir desperdício, sempre é uma temática atualizada e reflete a preocupação organizacional. Excelentes contribuições.

Foto do Usuário Antonio Jorge Cunha Campos 09-02-2021 09:50:35

A aplicação do SCM pode trazer vantagem competitiva. Para o estudo os autores formulam as pergunta: O estudo como o Supply Chain Management pode influenciar na melhoria do sistema de produção de serviços em uma concessionáriade veículos na Amazônia? A resposta é indiscutivelmente que SIM, como concluirasm os auatores afirmandoq ue: ''...A análise dos resultados confirmaque o Supply Chain Managementpode fornecer subsídios proficientes à gestão de compra e vendas de veículos da concessionária em estudo, uma vez que se trata de uma promissora estratégia organizacional para obtenção de vantagens competitivas''.

Foto do Usuário Carlos Roberto Guedes 09-02-2021 09:50:35

O artigo ficou muito bom, o tema foi trabalhado de forma clara e de fácil compreensão, a abordagem qualitativa amplia ainda mais o leque de opções sobre a importância do tema dentro de uma empresa, e possibilita analisar estes benefícios e assim checar a sua viabilidade na estrutura atual da empresa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.