De chef à chefa: o processo de liderança feminina frente a gestão de serviços de alimentação.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 335


Certificado de publicação:
Certificado de Joiceli Rossoni Lapolli

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

William Roslindo Paranhos , Joiceli Rossoni Lapolli , Felipe Kupka Feliciano , Édis Mafra Lapolli

ABSTRACT
A alimentação pode ser considerada como uma das ciências mais antigas da humanidade, partindo do pressuposto de que os seres humanos sempre precisaram se alimentar para sobreviver. No entanto, após a Revolução Francesa, o ato de se alimentar torna-se algo que vai além do fisiológico, compreendendo que o prazer e a experiência começam a ser valorizados. Assim surge a gastronomia no mundo, e com ela a figura do chef de cozinha. Todavia, emergindo o capitalismo e a divisão do trabalho, são delimitados os espaços privados e públicos, e a cozinha participa, também desta divisão. A mulher, por muitos anos, permaneceu a cargo da cozinha doméstica, não sendo considerada como produtiva ao mercado da restauração. Acompanhando as discussões acerca das relações de gênero e a mudança destes paradigmas na sociedade, as mulheres conduzem um processo de liderança feminina no mercado de trabalho, tendo reflexos consideráveis na gastronomia. O objetivo deste artigo é identificar o processo de ascensão da liderança feminina frente a gestão de serviços de alimentação, baseando-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais da área. O intuito é que este ensaio possa instrumentalizar novos estudos acerca do processo de liderança feminina, contribuindo para a igualdade de gênero e pelo protagonismo feminino na gastronomia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Felipe Moura Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O artigo chama atenção desde o título até as conclusões. Muito bem escrito e analisado. Rico em conteúdo e tem uma estrutura sensacional. Gostaria de parabenizar os autores, além disso, gostaria de sugerir o estudo de como as gestoras estão conduzindo suas organizações neste período de crise causada pelo Covid-19. Como as mulheres são vistas em um ambiente de cozinha profissional?

Foto do Usuário Cecy De Sousa Lucas 09-02-2021 09:50:35

Os autores estão de parabéns. O trabalho esta muito bem feito, estruturado e bem redigido, com clareza nos objetivos, e em todo o trabalho. Eu fiquei intrigada e interessada pelo trabalho no momento em que li o titulo, uma vez que é um tema que vivenciamos nos dias atuais constantemente. Ao ler o trabalho, surgiu uma indagação: será que estas dificuldades sentidas pelas mulheres na área gastronômica, são sentidas da mesma forma em outras áreas ( como na área da saúde, educação, politica etc. ) ou são mais tranquilas? Gostei muito das entrevistas e da forma que foram transcritas, de maneira clara e instigando a leitura de toda a pesquisa. Por fim, Parabéns pela escolha do tema, pois ele abre portas para diversos estudos.

Foto do Usuário Pedro José Raymundo 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho. Parabéns pela escolha do tema e pela condução da pesquisa. Sugiro pequenas alterações na forma de utilização de citações diretas que poderiam ser reduzidas em quantidade e/ou tamanho para que a leitura fique ainda mais interessante. As referências também poderiam ser complementadas com algumas mais atuais e de periódicos internacionais de alto impacto. Tenho duas perguntas: Pergunta 1: O próprio discurso das mulheres entrevistadas pode desvelar a questão das diferenças entre homens e mulheres, como nesta resposta de uma delas: “ a mulher é mais sensível, mais detalhista, se preocupa mais com as questões de higiene...”. Diante dessa fala, os autores pensaram em analisar essa questão das diferenças entre homens e mulheres sob o olhar das entrevistadas? Pergunta 2: Na conclusão é relatado que “a cozinha de mercado, de serviços, inicialmente dominada pela figura masculina passou a ser dominada pela figura feminina, que tinha a obrigação de cuidar da cozinha privada, e transformada através do prazer com que as mulheres sempre desenvolveram seus ofícios”. Da forma que está escrito parece uma generalização, a qual essa pesquisa não dá conta. Então, esse relato é baseado em outros autores? Não ficou bem claro essa questão. Parabéns!

Foto do Usuário Letícia Nascimento Ossola 09-02-2021 09:50:35

Ótima temática. Atual, relevante, bem escrito e embasado.

Foto do Usuário Vanessa Aparecida Candido 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! Tema de muita relevância, trabalho consistente, trazendo de uma maneira muito assertiva, as dificuldades tidas pelas mulheres. Obrigada pelas contribuições!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.