“O espectro do capitalismo”: uma sociedade perdida

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Acessos neste artigo: 346


Certificado de publicação:
Certificado de Carolina Gomes de Araújo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carolina Gomes De Araújo

ABSTRACT
O presente ensaio pretende abarcar uma reflexão crítica à sociedade pós-moderna ambientada em um modelo capitalista de consumo. Inicialmente, trataria-se somente de uma resenha crítica sobre o livro Cosmópolis, publicado em 2003 pela editora Charles Scribner's Sons, de Nova York (NY). A autoria é de Don DeLillo, romancista, ensaísta e dramaturgo, também natural de NY, cidade na qual se passa a trama, que pode ser definida como um retrato complexo com olhar crítico sobre uma sociedade capitalista. Trata de temas que incluem a época pós moderna, em diferentes graus de amplitude, desde uma visão macro (como a crise econômica mundial) até a micro (sobre a tecnologia onipresente na rotina dos indivíduos, cada vez mais solitários e egocêntricos). 
Porém, conforme o prosseguimento da escrita da resenha, uma infinidade de assuntos e questões vieram à tona, suscitando a necessidade de dialogar com outros autores, resultando na concepção de um ensaio, incluindo o livro. Assim, nesse ensaio serão abordados como temas centrais permeados nos demais subtemas: a contemporaneidade e o capitalismo. Como subtemas adjacentes: o dinheiro, o tempo e as relações humanas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Debora Aparecida Almeida 09-02-2021 09:50:35

O ensaio consegue fazer uma relação com obras clássicas e autores modernos, tem uma boa cadência e concisão na escrita.

Foto do Usuário Natalia Bousquet Batista 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito baseado na teoria crítica marxista. Utiliza referências atuais e apresenta uma boa análise da obra.

Foto do Usuário Luiz Fernando Akio Alves Nagahara 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem elaborado, mas comente alguns erros de formatação na norma do evento. Sugiro rever todas as citações e formatação. Seria interessante conectar melhor o referencial a discussão proposta no final.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.