artigos
Convibra Conference - RELAÇÃO DO CONTADOR COM A TECNOLOGIA
RELAÇÃO DO CONTADOR COM A TECNOLOGIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 19


Certificado de publicação:
Certificado de JOBSON RIBEIRO CABRAL
Certificado de JOBSON RIBEIRO CABRAL

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jobson Ribeiro Cabral

ABSTRACT
A evolução dos avanços tecnológicos vem modificando os procedimentos contábeis, tornando-a mais rápida, mais ágil, mais interativa e mais eficiente, exigindo uma adaptação dos profissionais da área. Este artigo tem como finalidade evidenciar a importância da tecnologia da informação e dos sistemas para os procedimentos contábeis. O universo de estudo foi formado por 66 gestores/profissionais contábeis, registradas como junto ao CRC-PA e estudantes, futuros profissionais desta área. Os resultados revelaram que a maior parte dos entrevistados usa aplicativos e sistemas de informações contábeis e somam 71,2% desses gestores/profissionais contábeis, as quais reconhecem a importância dessas ferramentas para o aumento de sua produtividade. O avanço expressivo da tecnologia da informação não é percebido pelos pesquisados como uma ameaça à profissão contábil. Pelo contrário, acreditam que ocorrerão outras mudanças que facilitarão o exercício da atividade contábil

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Oderson Panosso 09-02-2021 12:50:35

O artigo traz um tema importante para área de discussão, porém destacar apenas a ''importância'' não avança nas discussões, haja vista que sabe se que é importante e inevitável a tecnologia.

Foto do Usuário Késsia Raquel Matos Garcia 09-02-2021 12:50:35

O artigo tem um tema relevante, porém não possui alguns questionamentos, como ''qual o diferencial do artigo ao tema proposto?'', ''como os contadores poderiam se adaptar a essas novas tecnologias?'', já que o artigo apresenta apenas a importância.

Foto do Usuário Jobson Ribeiro Cabral 09-02-2021 12:50:35

Artigo com grande relevância para o futuro da profissão contábil.

Foto do Usuário Ailton Castro Pinheiro 09-02-2021 12:50:35

Jobson, seu estudo é muito relevante...avance esse debate fazendo uma discussão sobre o que é tecnologia. A tecnologia da informação x a tecnologia na contabilidade. O que é tecnologia na contabilidade? produzimos tecnologia? do ponto de vista da filosofia da ciência em Braga et al(2011)(Breve história da ciência moderna-volume 4 A belle-époque da ciência), a tecnologia nasce de uma relação teoria e demandas práticas...Tomando essa premissa podemos dizer que na contabilidade se gerarmos teorias ou adotarmos, adaptarmos e direcionarmos as pesquisas para demandas dos escritórios e empresas também temos condições de gerarmos tecnologias, por exemplo, novos sistemas gerenciais, processos etc.

Foto do Usuário Vanderlei Ferreira De Sena 09-02-2021 12:50:35

o tema é relevante e atual. Entendo que faltou explorar o referencial teórico.

Tema relevante para o presente e o futuro da profissão contábil, mas poderia destacar um pouco mais de que forma os profissionais contábeis atuantes no mercado podem se aperfeiçoar para a utilização dessas tecnologias. Do mesmo modo, o que as universidades brasileiras poderiam fazer para preparar melhor os estudantes de graduação para esse mercado de trabalho cada vez mais “tecnológico”? Objetivo do resumo está diferente do da introdução e carece de uma melhor elaboração. Há muito trechos do texto que os autores não são citados. O texto carece de uma revisão de português e formatação. As referências são muito limitadas e apresentam erros de formatação