artigos
Convibra Conference - Protocolo RESIMA: uma metodologia para revisões sistemáticas com meta-análises em Administração
Protocolo RESIMA: uma metodologia para revisões sistemáticas com meta-análises em Administração

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 20


Certificado de publicação:
Certificado de Assis Marcos Gurgacz
Certificado de Assis Marcos Gurgacz
Certificado de Diego Domingos Ferro

Certificado de participação:
Certificado de Assis Marcos Gurgacz
Certificado de Diego Domingos Ferro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Assis Marcos Gurgacz , Mychelle Schmitt Gurgacz , Diego Domingos Ferro

ABSTRACT
O objetivo deste estudo é apresentar uma metodologia para produção e relato de revisões sistemáticas com meta-análises no ramo da Administração, o protocolo RESIMA. Foi elaborada uma metodologia de revisão quantitativa da literatura para auxiliar os acadêmicos, profissionais e pesquisadores a obterem evidências de maior credibilidade, que embasem sua tomada de decisão na prática laboral, assim como para contribuir no desenvolvimento da Administração enquanto Ciência. O protocolo criado é composto por duas vertentes: Produção – formada por quatro fases e alguns passos sequenciais que precisam ser seguidos
para a confecção de uma revisão sistemática da literatura com meta-análise, e; Checklist – que contém sete seções e vinte itens, os quais servem como um guia de verificação dos quesitos a
serem incluídos em uma revisão sistemática, podendo ser usado tanto para quem a produz, como para quem a avalia. O protocolo RESIMA foi elaborado para facilitar a execução e análise de pesquisas literárias quantitativas de forma bem estruturada e criteriosa. Espera-se que essa metodologia possa colaborar de forma considerável, não só para o desenvolver da Administração como uma Ciência cada vez mais evoluída, como também, para consolidar a Administração Baseada em Evidências.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário James Santos Do Bomfim 09-02-2021 12:50:35

Parabenizo os autores pelo trabalho, pois o tema é inovador e interessante para a sociedade Quanto às contribuições,destaco: - O artigo pode apresentar uma pergunta/problema na introdução - A introdução pode ser mais objetiva. - A figura 1 pode ter outras cores pra chamar mais a atenção do leitor No mais, parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Alcides José Fernandes Andujar 09-02-2021 12:50:35

O artigo atende e contribui para o exercício de busca do estado da arte de um tema. Existe uma metodologia desenvolvida na UFSC chamada de ProKnow C, que poderia num segundo momento ser utilizada para comparação.