artigos
Convibra Conference - EVIDENCIAÇÃO DO TESTE DE RECUPERABILIDADE DE ATIVOS EM EMPRESAS DO SEGMENTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS LISTADOS NA B3
EVIDENCIAÇÃO DO TESTE DE RECUPERABILIDADE DE ATIVOS EM EMPRESAS DO SEGMENTO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS LISTADOS NA B3

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 84


Certificado de publicação:
Certificado de Laysa Caviquioli
Certificado de Estelamaris Reif
Certificado de Estelamaris Reif

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Estelamaris Reif , Laysa Caviquioli

ABSTRACT
Com a padronização das normas contábeis internacionais, a contabilidade brasileira implementou por meio do Pronunciamento Técnico CPC 01 (2010) o teste de recuperabilidade de ativos, conhecido também como impairment test. Por meio deste Pronunciamento, são estabelecidas normas quanto a aplicação, registro, divulgação entre outros procedimentos a serem seguidos, com o principal objetivo de assegurar que os ativos de uma entidade estão registrados de forma fidedigna. Neste contexto, com o apoio de material já publicado sobre o assunto e legislações vigentes, este estudo visou analisar a evidenciação do teste de recuperabilidade de ativos em empresas do segmento de serviços educacionais listados na B3. Através de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa, com objetivo exploratório e análise bibliográfica foram analisadas as demonstrações financeiras de 2011 a 2019 das cinco empresas participantes deste segmento e foi constatado que destas, três identificaram e constituíram provisão de perda em anos distintos. Quanto ao aspecto de divulgação do teste, verificou-se que apenas duas (Anima Educação e YDUQS Participações S.A) atenderam todos os requisitos. Deste modo, observa-se que mesmo com a aprovação e divulgação do Pronunciamento Contábil CPC 01, vigente desde 2010, tornando-se obrigatória a realização do teste, a evidenciação não atende os requisitos necessários, como descrito na legislação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Parabéns aos autores! O trabalho apresenta uma temática atual e relevante. Rever formatação.

Foto do Usuário Pericles Ewaldo Jader Pereira 09-02-2021 09:50:35

Gostei muito do trabalho. As autoras estão de parabéns por salientar um tema tão relevante. O trabalho merece uma verificação em sua formatação.

Foto do Usuário Regis Garcia 09-02-2021 09:50:35

Muito bom o artigo e trata de um tema bastante relevante e controverso. A internacionalização da contabilidade trouxe muita responsabilidade para o contador, sendo uma delas os julgamentos sobre os valores de ativos e passivos. O artigo contribui bastante para estas discussões e está muito bem estruturado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.