Agrotóxico: uma análise da percepção de risco por produtores rurais familiares no município de Igarapé, MG

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 259


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Carlos Da Cruz , Maria Luiza Pereira , Sabrina Lopes Pereira , Elba Grazielle Clara Rodrigues

ABSTRACT
O objetivo do trabalho condiz com uma análise da percepção e risco com relação ao uso de agrotóxicos por produtores rurais no município de Igarapé/MG. A base consistiu em analisarmos conhecimentos sobre os perigos dos agrotóxicos e a importância do uso de
equipamentos de proteção individual. Para coleta dos dados, foi utilizada uma amostragem não probabilística intencional seguindo o processo de julgamento, onde foram entrevistados 76 agricultores utilizando um questionário semiestruturado com questões relacionadas ao uso de equipamento de proteção individual (EPI), manuseio de agrotóxico, percepção de risco à saúde humana e ao meio ambiente. Os resultados apontaram que os agricultores mais idosos são os
que mais reconhecem a importância do uso de EPI’s e dos perigos dos agrotóxicos para a saúde e para o meio ambiente. Os resultados da pesquisa demonstraram que, apesar da maioria dos entrevistados afirmar que consideram os riscos socioambientais, eles se sentem impotentes frente à necessidade do uso de agrotóxicos, não tendo em vista outras alternativas para o combate de pragas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adrielly Ferreira Morais 09-02-2021 09:50:35

O artigo atinge o objetivo de maneira louvável, identificando resultados na própria fonte de trabalho, o agricultor, além de possuir uma escrita clara e acessível para qualquer tipo de leitor, de qualquer área. Uma sugestão é sobre a apresentação de resultados em gráficos com identificação numérica, que possibilita o melhor entendimento de um leitor que não possua um conhecimento na área. Foi sugestionado a importância do uso de equipamentos durante o manuseio dos agrotóxicos, no decorrer das entrevistas?

Foto do Usuário Jeane Da Silva Tavares 09-02-2021 09:50:35

Um trabalho bem escrito e completo com relação a tema abordado. Apenas ressalvo a escolha do gráfico para a apresentação dos resultados, gráfico de mosaico, um pouco confuso, dependendo do leitor pode haver um certa dificuldade de compreensão. Contudo, no geral, um excelente trabalho, bem relevante e uma base de informações para conhecimento da visão que os agricultores familiares têm dos agrotóxicos e do seu risco.

Artigo bem escrito e de fácil entendimento. Durante as entrevistas, os autores sugeriram alguma medida que os trabalhadores poderiam tomar para que os impactos do agrotóxico relacionados ao ambiente, pessoas e animais fossem reduzidos?

Foto do Usuário Vitória Aparecida Cardoso 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bem escrito e trata de um assunto extremamente atual e importante. Sugiro, para publicações futuras, adicionar um tópico apontando alguns possíveis caminhos para que os agricultores tenham um maior conhecimento sobre os danos potenciais dos agrotóxicos. Os autores acham, por exemplo, que políticas públicas de extensão rural podem ajudar a solucionar esse problema?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.