A IMPORTÂNCIA DO PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 409


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Junival Santos Alves

ABSTRACT
O presente artigo tem como objetivo estudar o princípio Constitucional da Eficiência frente ao Gestor Público, com o intuito de apresentar sua importância na Gestão Pública. O princípio da eficiência administrativa estabelece o seguinte: toda ação administrava deve ser orientada para concretização material e efetiva da finalidade posta pela lei. Tal princípio encontra respaldado na Constituição Federal, pela Emenda Constitucional nº 19/1998, para compor em conjunto com os princípios da Legalidade, Moralidade, Impessoalidade e Publicidade. O objetivo dessa análise foi dar a esse princípio um contorno próprio, mostrando sua importância no setor público e coadunando com a noção de modernidade que o redimensionou no mundo da Gestão Pública, possibilitando aos gestores públicos trilhar por um caminho menos burocrático, e mais eficiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Delmiro Gomes Da Silva Neto 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem delineado quanto à temática proposta e as hipóteses alcançadas, evidenciando uma contribuição para o meio acadêmico, associando o direito e a administração, esta última, fulcrada no eixo público.

Foto do Usuário Michael Emerson Da Silva 09-02-2021 09:50:35

artigo relevante, importante tema da gestão pública. Entretanto, recomenda ampliar as referências de literatura.

Foto do Usuário Carlos Abraao Muniz 09-02-2021 09:50:35

O Tema foi muito bem tratado, pois abordar cada vez mais a eficiência na gestão publica é uma necessidade ativa, e esse artigo trouxe essa reflexão muito bem

Foto do Usuário Mayza Nazareth Silva De Andrade 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está muito bem estruturado, e o tema foi exposto de uma forma bem convincente sobre a relevância do principio da eficiência na gestão pública. Porém, recomendo que o autor utilize referências mais atuais para compor o seu trabalho. Dentro dessas colocações questiono: Diante do cenário crítico que vivemos com a Covid-19, qual a relevância do princípio da eficiência na gestão pública frente ao cenário atual?

Foto do Usuário Mariana Pereira Marques 09-02-2021 09:50:35

O artigo mostra-se relevante e atual para o contexto da administração pública, senti falta de algumas citações no texto e de um maior embasamento teórico nas falas, mas no geral o artigo alcança o que se propõe.

Foto do Usuário Mônica Matos Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Apesar de apresentar uma temática relevante, o artigo contem alguns problema que necessitam ser ajustados: o objetivo esta definido, mas não apresenta a metodologia que será utilizada para alcançar esse objetivo. Além disso, falta um debate aprofundado com referencias importantes para debater a temática, inclusive com o autor da Reforma do Estado, Bresser Pereira. O princípio da eficiência implementado na administração pública esta circunscrito no debate de concepções privadas imputadas no âmbito público, sendo esse um debate realizado de forma tangencial no texto. Ao final, não ficam claro os achados do autor.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.