GAME ALL CONNECTED: A GAMIFICAÇÃO APLICADA NO ENGAJAMENTO DOS TIMES ESTRATÉGICOS DE UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL COM FOCO NO ALCANCE DAS METAS DE UMA MARCA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 247


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Douglas De Moura

ABSTRACT
A gamificação tem ganhado espaço nos últimos anos nas grandes empresas nacionais e multinacionais, pois engloba atividades como: gerenciamento dos projetos; recrutamento e seleção; ampliação e difusão do “credo” da empresa; estratégias de marketing; engajamento multidisciplinar entre tantos outros. Pensando no engajamento multidisciplinar como fator chave para alcançar as metas de uma marca, este artigo analisa como a gamificação associada ao Design Sprint pode contribuir para o engajamento dos times estratégicos em uma organização multinacional focado no alcance da meta de uma marca no mercado de Over the counter por meio da competitividade e também do mapeamento mais assertivo e claro das estratégias ao longo de um ano. Logo, o design Sprint foi usado como propulsor para o mapeamento das atividades mais estratégicas entre as áreas e trouxe sinergia entre os times participantes, pois as atividades mensais selecionadas estavam interligadas entre si e apresentavam o mesmo direcional para o alcance da meta de Market share em valor proposto pelo Board da empresa e somente depois desse mapeamento das atividades  foi inserido a gamificação como forma de gerar uma competitividade saudável sendo representada por um tabuleiro dinâmico com pontuações e classificações mensais e esse jogo criado maximizou a interação entre os times estratégicos e promoveu  uma visão holística, mais integrativa e assertiva. Como resultado percebeu-se que essas técnicas trazem clareza nas atividades e maior foco nos desafios de cada área participante. O uso da gamificação contribui para uma alta sinergia entre os times, gerou competitividade com um alto nível de entrega das atividades e  impulsionou a marca no mercado.
PALAVRAS CHAVE: Gamificação, Design Sprint, Jogos, engajamento,  performance.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Felipe Moura Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Apresentou de forma abrangente o assunto. Assunto de muita relevância no meio acadêmico. Como sugestão, peço que explique melhor o caso que foi analisado e descrito. Quais os métodos desse estudo? Senti falta disso.

Foto do Usuário Dalila Beatriz Senra Hagen 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com um tema novo. O artigo entregou o que propoe mas notei dificuldade por estar em um formato pouco usual e senti falta da metodologia aplicada e suas referencias. Independente disso deu para entender a aplicação do estudo, pois ele se assemelha a uma nota de campo. Alem disso, o trabalho está fora do modelo visual do congresso.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.