O ATENDIMENTO, TRATAMENTO E RELACIONAMENTO COMO DIFERENCIAIS COMPETITIVOS PARA AS MPES: Uma análise na microempresa panificadora Brasil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 229


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriana Silva , Karina Lisboa Campos

ABSTRACT
Nos dias atuais, com a competição acirrada no mercado, oferecer qualidade no atendimento visando construir relacionamentos duradouros com seus clientes torna-se uma estratégia competitividade para as empresas que procuram diferenciar-se no mercado, principalmente para as micro e pequenas empresas que são mais vulneráveis as mudanças no mercado, devendo buscar estratégias para continuar atuando de maneira competitiva e com perspectiva de crescimento. Diante disto, este trabalho teve como finalidade verificar qual a importância do atendimento, tratamento e relacionamento com o cliente para a microempresa panificadora Brasil localizada no bairro da Cidade Operária em São Luís MA, buscando verificar o nível de satisfação dos clientes em relação ao atendimento, examinar as condições de estrutura física da loja para o atendimento e identificar as ferramentas utilizadas no relacionamento com o cliente. Com relação a metodologia adotada, tratou-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa, onde os dados foram coletados por meio de questionário fechado aos clientes e entrevista com perguntas abertas e fechadas ao proprietário da microempresa. Quanto aos resultados obtidos nesta pesquisa, embora os clientes estejam satisfeitos com o atendimento da microempresa, foi percebido que a empresa não utiliza nenhuma ferramenta destinada a melhorar o relacionamento com seus clientes, além da necessidade de melhorar as instalações da loja para proporcionar mais conforto no atendimento e tornar o ambiente mais atrativo

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fabíola Ruschel 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito bom, tema relevante e muito interessante. Sempre deve ser pesquisado. Pergunto, já que foram utilizados dois instrumentos de pesquisa, porque não foi questionado aos clientes como conheceu a empresa? Ao empresário foi questionado se ele investe em alguma forma de divulgação, bem como também se possui cadastro de clientes, o que afirmou não possuir. Já os clientes informaram que o que os atrai é o preço e a localização não foi considerado o ponto mais importante. Mas como eles ficaram sabendo do preço? Há alguns erros de português, assim como sugiro adotar um padrão para a apresentação das citações indiretas, pois estão colocadas de formas diferentes ao longo do texto. Na metodologia, sugiro incluir o nome do municipio da empresa pesquisada, pois este dado, somente está informado no resumo do trabalho. Nas considerações finais, poderia ter explorado um pouco mais os resultados apresentados, mas está muito bom e o tema é relevante para esta e outras empresas que buscam conhecer seu público consumidor, o que é vital para que elas permaneçam no mercado. Parabéns!

Foto do Usuário Aquiles Alencar De Medeiros 09-02-2021 09:50:35

O tema é importante e a pesquisa se configura bastante interessante.O texto necessita de uma pequena revisão das norma da ABNT.

Foto do Usuário Ana Claudia Da Rosa 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante. Contudo, a metodologia é muito frágil. Qual é a relevância da pesquisa, sendo que se levou em consideração poucos sujeitos de pesquisa? Talvez seria interessante ampliar a pesquisa. Além disso, faz-se necessário a revisão das normas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.