artigos
Convibra Conference - LIDERANÇA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL NA PERSPECTIVA DE PARADIGMA INTANGÍVEL – UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
LIDERANÇA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL NA PERSPECTIVA DE PARADIGMA INTANGÍVEL – UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 22


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Lúcia Medeiros , Marli Terezinha Vieira , Elizângela De Jesus Oliveira , Valéria Elias Rueda Spers

ABSTRACT
O presente artigo trata sobre Liderança e Mudança Organizacional na perspectiva de paradigma intangível. O estudo faz parte do campo de estudos sobre gestão de pessoas e comportamento organizacional. Para tanto, o objetivo do trabalho é analisar artigos nacionais e internacionais referentes ao tema que foram publicados nos anos de 1993 a 2011. Os dados e informações foram buscados na base de dados de periódicos da Capes o Scopus-Elsever. Assim, a busca, análise e interpretação dos resultados foram iniciadas no mês abril de 2017 e estendeu-se até o mês agosto de 2017. Foram encontrados cinquenta e um artigos nas mais variadas áreas do conhecimento. Para isso utilizou-se um filtro para a área de gestão de negócios e contabilidade, onde foram encontrados seis artigos, publicados nos Estados Unidos da América, Canadá, Kuwait, Romênia e Austrália. Para atingir os propósitos da pesquisa utilizou-se a análise descritiva do tipo bibliométrico que possibilita analisar o campo do conhecimento. Para isto, os artigos foram traduzidos do inglês para o português. Dos resultados, verificou-se que há uma lacuna a ser preenchida sobre o tema, tendo em vista que foram encontradas somente publicações internacionais e, que cinquenta por cento das publicações foram realizadas em periódicos de alto impacto na classificação Qualis Capes (2016). Os achados contribuíram para a literatura sobre o assunto. Desse modo, motiva-se a continuidade de pesquisas sobre o tema na área de administração e contabilidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Léia Maria Erlich Ruwer 09-02-2021 12:50:35

O tema é relevante, oportuno e contemporâneo. Escrita clara e fluída. Parabéns pela realização, especialmente no momento em que vivemos, as contribuições para estudo da liderança relacionados com a mudança organizacional e a perspectiva intangível são muito bem vindas. O objetivo está claro e a metodologia proposta proporciona que se alcance o mesmo. O resultado apresenta um quadro teórico que pode servir de referência para outras pesquisas.

O tema é atual e pertinente. A proposta é execelente. A revisão de literatura pode ser melhorada. Sugestão atualizar a revisão de literatura e revisar a ABNT e a ortografia.

Foto do Usuário Denise Genari 09-02-2021 12:50:35

Os temas abordados no estudo são atuais e importantes para o desenvolvimento de pesquisas na área de gestão de pessoas. No entanto, fica a dúvida sobre o último artigo analisado ter sido publicado em 2011 e o estudo ter avaliado apenas seis publicações. Como sugestão, indico revisar os critérios adotados na revisão sistemática de literatura (termos adotados, operadores booleanos, campos de busca - título, resumo, palavras-chave etc.). Além disso, é importante atualizar as referências, indicando estudos publicados nos últimos cinco anos.

Foto do Usuário Vanessa Piovesan Rossato 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho, importante temática a ser discutida no meio acadêmico. A introdução está bem construída e contextualizada. No referencial teórico, poderia ampliar a utilização de referências mais atuais, principalmente dos últimos 5 anos. Achei interessante o Quadro 1, pois resume alguns tópicos abordados no artigo. A metodologia poderia estar mais explanada, sugiro a realização de esquemas ou figuras que evidenciem os processos para realização dos filtros de pesquisa até chegar aos 6 artigos. Além disso, como a amostra foi pouca, as análises podem ser ampliada, fazendo uma análise mais reflexiva sobre esses artigos. Qual a metodologia empregada? O objetivo? Principais considerações? No que esses artigos divergem uns dos outros?