o quântico que as empresas precisam entender para administrar com um novo olhar. as organizações brasileiras metaforicamente ainda no século xx

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 275


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ary Luiz De Oliveira Peter Filho

ABSTRACT
A maneira como as organizações no século XXI vem atuando no Brasil em pouco se difere dos modelos utilizados no século anterior, com um cenário de incerteza, ambiguidades e complexidades; o que leva a uma necessidade de se entender quais os entraves que tem acontecido para produzirem este fator. Este trabalho busca investigar quais as barreiras que as empresas tem enfrentado para que não deem um salto quântico em busca de uma administração pós-moderna num continuum de desenvolvimento. As ideias das metáforas tomam por base a proposta de Gareth Morgan (2013) no livro Imagens da Organização. O presente estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva. As organizações precisam de competências compatíveis com o ambiente de alta competitividade deste momento e as competências advindas da física quântica, que metaforicamente Morgan utilizou em seu livro, podem ser um caminho para um avanço dessas empresas e o fortalecimento das instituições empresariais no Brasil deste século.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jordânia De Sousa Gomes 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente, parabéns pela escrita, pela estruturação do trabalho e pela forma de abordar conceitos da área da Física de maneira explicativa. Seu resumo está adequado, mas senti falta dos resultados e das conclusões estarem mais claras. A introdução está bem construída. O referencial teórico foi bem escrito. Na metodologia senti falta de mais detalhamento, tipo quais critérios utilizou para a revisão bibliográfica? Por que exploratória e descritiva juntas? Você é ótimo escritor, deveria ter explorado mais a análise e os achados, não houve um equilíbrio na análise e na conclusão, ou seja, foi pouco discutidas. Minha pergunta é: como os conceitos físicos podem ajudar a melhorar a dinâmica organizacional?

Artigo com excelente escrita, muito bem dividido e com a teoria muito bem amarrada. Parabéns pela forma como trouxe os aspectos quânticos conduzido ao fundo de Imagens da Organização. Embora o termo quântico hoje em dia, ordinariamente, seja utilizado muitas vezes de modo dissonante com a teoria física, é bom ver que existem trabalhos nas ciências sociais que fazem um bom link com a abstração dos significados que a física traz. Confesso que quando vi o título, fiquei com medo de possíveis confusões teóricas. A física quântica é confusa, ninguém a entende completamente, mas há alguns princípios que podem sim ser interpretados e utilizados na esfera social. Sugestão: A análise do cenário poderia ter um maior detalhamento. Pergunta: O princípio da incerteza da física quântica indica que não se pode ter apenas o local ou apenas a velocidade, mas é possível se obter uma constante da relação entre posição e momento, como isso poderia estar atrelada à dinâmica atual das organizações?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.