PROPENSÃO À EVASÃO DE ALUNOS DE CONTABILIDADE: O CASO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – CAMPUS DE NOVA MUTUM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 351


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bruna Gawski Casagrande , Laércio Juarez Melz

ABSTRACT
A educação e formação profissional são fatores imprescindíveis para o desenvolvimento da nação. Parte da população estudante corre o risco de evadir-se das Instituições de Ensino Superior (IES). Frente a isso, o objetivo da pesquisa é identificar a propensão à evasão dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT), do campus de Nova Mutum. A metodologia empregada para o desenvolvimento da pesquisa foi quantitativa com aplicação de questionário à 185 estudantes. Foram utilizadas a análise fatorial e de regressão linear para elucidar a propensão à evasão dos alunos. Como resultado, observou-se que os fatores que impactam positivamente na propensão a evasão são: 1) Satisfação com a estrutura física; 2) Satisfação com o curso; 3) Satisfação com a escolha; 4) Satisfação com a Vida Profissional/Profissão; 5) Vida Pessoal e aspectos demográficos; 6) Ter Filhos e 7) Desempenho do aluno. Conclui-se que em diferentes locais os motivos podem se diferenciar conforme região ou cultura, mas que o os princípios deste fenômeno são os mesmos já identificados em pesquisas realizadas anteriormente, desde a percepção desses aspectos nos ensinos superiores, tanto no Brasil como fora dele.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliana Carolina Lang Meldola 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta erros nas configurações (falta o espaço no inicio dos paragrafos), as hipoteses e resultados estão bem elaborados

Foto do Usuário Cíntia De Almeida 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem excelentes dados, boa proposta, mas peca no texto que precisa de uma revisão e os resultados, que, apesar de usar boas ferramentas estatísticas, não soube interpretar esses resultados de forma clara ao leitor.

Foto do Usuário Raianna Suellen Da Silva Alencar 09-02-2021 09:50:35

O tema do trabalho é bastante relevante, pois possibilita a IES definir estratégias para diminuir a evasão. Sugiro uma revisão textual e alguns ajustes na formatação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.