CONTABILIDADE APLICADA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE NUNCA CONTABILIZAMOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 289


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ailton Castro Pinheiro

ABSTRACT
Nesse ensaio teórico buamos investigar a relação entre contabilidade aplicada, capitalismo e correntes alternativas de desenvolvimento que surgiram a partir de 1970. Período em que a contabilidade avançava no mundo, ancorada, quase exclusivamente, em uma única corrente de desenvolvimento (teoria neoclássica). Utilizamos epistemologia interdisciplinar e método dialético para correlacionar autores e normas técnicas inerentes a essa relação. Desvelamos que a contabilidade evoluiu impulsionada pelo desenvolvimento do capitalismo lhe sendo útil para processar os fatos exclusivamente econômicos, norteada pelas doutrinas e corrente teórica liberais, neoclássicas e atualmente neoliberal. Mas o século XXI exige dessa ciência uma contribuição aplicada para a melhoria da qualidade de vida no planeta. Para isso, o processo contábil de Reconhecer, Mensurar e Evidenciar precisará ser repensado a partir de novas perspectivas teóricas de desenvolvimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amilson Carlos Zanetti 09-02-2021 09:50:35

Muito bom artigo, mas poderia ter ter avançado mais na proposta.

Foto do Usuário Teresinha Duarte De Lima 09-02-2021 09:50:35

Reflexão e resgate histórico muito oportunos, parabéns pelo trabalho! Como sugestão para enriquecer o trabalho, indico consultar obras sobre os capitais do Relato Integrado, relacionando a mudança de perspectiva (de gerar lucro para gerar valor) e a contabilidade para o desenvolvimento sustentável. Sob viés otimista, seria interessante mencionar brevemente esses aspectos como norteadores para um capitalismo que busca cada vez mais a sustentabilidade não só dos negócios, mas da vida humana.

Foto do Usuário André Cantareli Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo. Quais requisitos seriam importante destacar para um contabilidade com visão à sustentabilidade?

Foto do Usuário Davi Lemos Reis 09-02-2021 09:50:35

A leitura é instigante e interessante, há o apontamento de como as coisas poderiam ser diferentes e sito acaba deixando uma contribuição bem interessante. Porém, chamo a atenção para alguns erros digitação, como o título da segunda seção ''NOSSA ESSCÊNCIA''

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.