COMPARATIVO DO CLIMA ORGANIZACIONAL ENTRE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA E OUTRA PRIVADA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 313


Certificado de participação:
Certificado de Flávio Régio Brambilla

Certificado de publicação:
Certificado de Flávio Régio Brambilla

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flávio Régio Brambilla , Bruno Da Silva Saldanha

ABSTRACT
Este artigo trata sobre um estudo da diferença entre o clima organizacional de uma instituição pública e uma privada de ensino superior. As instituições estão localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, RS, Brasil. Para conduzir a comparação, a centralidade residiu na noção do clima organizacional, em seus conceitos, tipos e indicadores. O objetivo do estudo consiste em analisar o efeito do clima organizacional, comparando uma instituição pública e outra privada de ensino superior na realização profissional dos colaboradores de cada instituição. Foi considerado como referência e coleta apenas o curso de graduação em Administração, no qual foi realizada a pesquisa com os professores alocados nesse curso, para identificar como os mesmos percebem o clima organizacional no ambiente de trabalho. Ao observar o nível de realização profissional dos colaboradores com relação ao clima organizacional, observou-se que, os colaboradores da instituição pública são menos realizados profissionalmente, e em sua maioria, concordam que a realização profissional exerce impacto no clima da organização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

A temática é interessante, mas referencial utilizado não é atual (a referência mais nova do artigo é de 2012). Além disso, o artigo não está bem estruturado (parte do referencial tem uma justificativa do trabalho, em duas parte tem menções a outras partes do artigo como ''acima'' ou ''abaixo''. A análise realizada para apurar os dados inadequada - nesse caso, requeria um teste (sugestão Qui-Quadrado), para verificar se as diferenças de respostas são realmente significativas. Além disso, a amostra pequena que inviabiliza a realização de alguns testes.

Temática importante, objetivos claros. O referencial não está atualizado.Os resultados e análise estão bem claros e coerentes. A proposta trás contribuição teórica e prática. Possui alguns problemas na formatação. Sugestão. Atualização na revisão da literatura.

Foto do Usuário Maysa Fernanda Costa Guimarães 09-02-2021 09:50:35

O trabalho poderia ter mais amostras e as mesmas serem mais atuai Qual foi a dúvida/dificuldade para realizar o trabalho?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.