Influência da dimensão ambiental na Responsabilidade Social Corporativa nas empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 239


Certificado de publicação:
Certificado de Patrícia Schrippe
Certificado de Flaviani Souto Bolzan Medeiros

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flaviani Souto Bolzan Medeiros , Patrícia Schrippe

ABSTRACT
Ao longo das últimas décadas, o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) passou por um processo de amadurecimento e adequação à realidade empresarial. Ainda que exista uma série de classificações e nomenclaturas quanto às dimensões da sustentabilidade, a dimensão ambiental está sempre presente. Sendo assim, o presente artigo desdobra-se em dois objetivos, a saber: (i) compreender as relações entre as dimensões da sustentabilidade; e (ii) estimar a influência da sustentabilidade ambiental na RSC utilizando diferentes áreas de atuação empresarial. A partir do estudo realizado, os resultados apontam dois aspectos-chave da RSC: o primeiro, referente à identificação de três fatores (socioambiental, impactos produtivos e sustentabilidade econômico-financeira) e o segundo fator-chave consiste na identificação das inter-relações dos componentes da sustentabilidade de acordo com a área de atuação empresarial.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcio Aparecido Lucio 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito, seguiu todas as normas de publicação. A discussão dos resultados poderia ser mais ampla e aprofundada.

Foto do Usuário Sady Mazzioni 09-02-2021 09:50:35

O estudo aborda temática relevante, mesclando literatura nacional e internacional, clássica e contemporânea. O estudo apresenta redação agradável. O estudo pretende responder: qual é a influência da dimensão ambiental na sustentabilidade empresarial? Contudo, utiliza correlação para as análises. Este procedimento não identifica relação de causa e efeito, mas a variação de uma variável pela variação de outra variável. Para responder a este problema seria necessário um modelo de regressão. A amostra do estudo é bastante restrita.

Foto do Usuário Clenis Evila Silva Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e relevante. A discussão dos resultados poderia ser mais ampla e aprofundada e a metodologia mais detalhada.

Foto do Usuário Naline Tres 09-02-2021 09:50:35

Prezados, parabéns pelo trabalho! O texto está bem escrito e bem fundamentando, apenas senti falta de uma abordagem sobre como esta pesquisa pode contribuir para a área de estudo. No problema e objetivo está descrito que a pesquisa visa captar a influência da dimensão ambiental, porém o método estatístico utilizado é a correlação e com este método não é possível captar a influência. Dessa forma, sugiro reavaliar o problema e o objetivo, por ex: ''Qual a relação..?''

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.