artigos
Convibra Conference - Influência da dimensão ambiental na Responsabilidade Social Corporativa nas empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
Influência da dimensão ambiental na Responsabilidade Social Corporativa nas empresas participantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 19


Certificado de publicação:
Certificado de Patrícia Schrippe

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flaviani Souto Bolzan Medeiros , Patrícia Schrippe

ABSTRACT
Ao longo das últimas décadas, o conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) passou por um processo de amadurecimento e adequação à realidade empresarial. Ainda que exista uma série de classificações e nomenclaturas quanto às dimensões da sustentabilidade, a dimensão ambiental está sempre presente. Sendo assim, o presente artigo desdobra-se em dois objetivos, a saber: (i) compreender as relações entre as dimensões da sustentabilidade; e (ii) estimar a influência da sustentabilidade ambiental na RSC utilizando diferentes áreas de atuação empresarial. A partir do estudo realizado, os resultados apontam dois aspectos-chave da RSC: o primeiro, referente à identificação de três fatores (socioambiental, impactos produtivos e sustentabilidade econômico-financeira) e o segundo fator-chave consiste na identificação das inter-relações dos componentes da sustentabilidade de acordo com a área de atuação empresarial.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcio Aparecido Lucio 09-02-2021 12:50:35

Artigo bem escrito, seguiu todas as normas de publicação. A discussão dos resultados poderia ser mais ampla e aprofundada.

Foto do Usuário Sady Mazzioni 09-02-2021 12:50:35

O estudo aborda temática relevante, mesclando literatura nacional e internacional, clássica e contemporânea. O estudo apresenta redação agradável. O estudo pretende responder: qual é a influência da dimensão ambiental na sustentabilidade empresarial? Contudo, utiliza correlação para as análises. Este procedimento não identifica relação de causa e efeito, mas a variação de uma variável pela variação de outra variável. Para responder a este problema seria necessário um modelo de regressão. A amostra do estudo é bastante restrita.

Foto do Usuário Clenis Evila Silva Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

Tema atual e relevante. A discussão dos resultados poderia ser mais ampla e aprofundada e a metodologia mais detalhada.

Foto do Usuário Naline Tres 09-02-2021 12:50:35

Prezados, parabéns pelo trabalho! O texto está bem escrito e bem fundamentando, apenas senti falta de uma abordagem sobre como esta pesquisa pode contribuir para a área de estudo. No problema e objetivo está descrito que a pesquisa visa captar a influência da dimensão ambiental, porém o método estatístico utilizado é a correlação e com este método não é possível captar a influência. Dessa forma, sugiro reavaliar o problema e o objetivo, por ex: ''Qual a relação..?''