ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E FINANCEIRAS DA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL SINGULAR UTILIZANDO SISTEMA PEARLS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 240


Certificado de participação:
Certificado de André Luiz Comunelo

Certificado de publicação:
Certificado de André Luiz Comunelo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

André Luiz Comunelo , Pamila Therezinha Prigol , Bruna Loíza Gobatto Antunes

ABSTRACT
O presente artigo tem por objetivo analisar as demonstrações contábeis da Cooperativa de Crédito Rural Singular com aplicação do Sistema PEARLS, o qual foi criado na década de 80 para ajudar as cooperativas de créditos a atender as exigências do Banco Central. O Sistema é composto em seis grandes indicadores financeiros com objetivo de conhecer a situação da cooperativa. Para atingir o objetivo utilizou-se de um estudo de caso, realizando análises, interpretações e comparações nas demonstrações contábeis dos períodos de 2016, 2017 e 2018 as quais estão disponíveis no site da cooperativa. Os resultados demonstrar que o ano com os melhores resultados econômicos e financeiros da cooperativa foram o de 2017. também podemos perceber que a cooperativa teve uma queda no crescimento do ativo de 2016 para 2018 assim como uma queda nas operações de crédito de 2016 para 2018.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ramon Rodrigues Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem o mérito de estimular novas reflexões em torno do tema explorado. Possui uma estrutura adequada para resumir os aspectos relacionados ao artigo proposto. Apresenta um bom problema de pesquisa, razoavelmente alcançado na análise dos resultados. O conteúdo é coerente por muitas vezes no artigo. Sugiro melhorias de natureza gramatical e de formatação, o que não desmerece a escrita dos autores, entretanto, buscará ajustar aspectos necessários a esta pesquisa. Em complemento, sugiro adicionar estudos anteriores sobre a aplicação do Sistema PEARLS em outras cooperativas, o que denotaria uma “ponte” aos procedimentos metodológicos. Ademais, sugere-se uma abordagem metateórica deste trabalho, a fim de que os achados da pesquisa venham a corroborar de forma mais adequada à temática da aplicação dos indicadores PEARLS em periódicos brasileiros, o que robusteceria a interpretação dos achados.

Foto do Usuário Jose Arilson De Souza 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo com relevante contribuição para a área de pesquisa.

Foto do Usuário érika Fernandes Ferro Angi 09-02-2021 09:50:35

o artigo apresenta um tema relevante e importante para o que diz respeito a gestão financeira e apresenta resultados coerentes com o que foi proposto. Todavia seria necessária uma revisão gramatical pelo trabalho inteiro, dado alguns erros de coesão e coerência. vocês não acham que valeria a pena comentar um pouco sobre outros métodos utilizados na gestão financeira para avaliar a situação de empresas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.