Sistema de Historico de Pacientes

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 245


Certificado de publicação:
Certificado de Jose Alexandro Acha Gomes

Certificado de participação:
Certificado de Jose Alexandro Acha Gomes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jose Alexandro Acha Gomes

ABSTRACT
O presente projeto tem como objetivo modelar e desenvolver um Data Lake (repositório que contém dados estruturados, semiestruturados e não-estruturados) para dados de pacientes do sistema de saúde. Esse Data Lake contém tanto bancos de dados relacionais quanto dados não estruturados (resultado de exames de imagem) e dados semiestruturados (arquivos XML que são exportados por equipamentos) que compõem o histórico do paciente. O planejamento é que esse Data Lake seja acessado via aplicativo móvel e via Web. O Data Lake será alimentado tanto por médicos, laboratórios, quanto pelo próprio paciente. Esse sistema abrange a nova Lei Geral de Proteção de Dados– Lei n. º 13.709, de 14 de agosto de 2018. Os médicos poderão ter acesso a toda vida do paciente de forma clara, segura e rápida. Dessa forma, caso o paciente mude de médico, todas as suas informações continuam disponíveis de forma integrada. Médicos poderão trocar informações vitais do paciente uns com os outros via sistema. Um exemplo seria um paciente que deescobre ter diabetes e precisa que seu nutricionista reavalie sua dieta. Em minutos o paciente teria acesso a uma nova dieta enviada pelo seu nutricionista. Em caso de emergência, o paciente mesmo inconsciente poderia ter seus dados liberados via CRM do médico se responsabilizando pelo acesso de forma extraordinária. Caso o paciente desejasse, poderia obter prognósticos sobre prováveis doenças que poderia desenvolver baseado em análise dos dados de seu histórico de saúde por meio da aplicação de técnicas de Inteligência Artificial. Além das vantagens claras para o paciente, o governo teria uma massa de dados bem mais confiável e segura para realizar suas análises para as políticas públicas de saúde adotadas. Em casos de emergências como pandemias, o governo poderia saber de forma rápida e segura os grupos de riscos que teriam que ser assegurados e sua situação atual.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Sabrina Alaide Amorim Alves 09-02-2021 09:50:35

O projeto apresenta relevância temática, permitindo armazenamento, agilidade e prática operacional das atividades de saúde. Sugiro rever a formatação da estrutura do texto quanto as novas do evento.

Foto do Usuário Natalia Rocha Medeiros Marques 09-02-2021 09:50:35

Na minha opinião o tema é bastante relevante e traz consigo uma visão específica e muito inteligente na detecção precoce e intervenção na assistência ao paciente.

Foto do Usuário Renato Vidal De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O assunto é muito interessante e pode ser de grande valia para os processos de trabalho na saúde como ferramenta de gestão e operacional, mas a maneira como será colocada em prática é duvidosa, pois não mostra efetividade na implementação, nem resultados pois se trata de um projeto sem resultados, há apenas uma expectativa de sucesso por parte do autor, além do mais hoje temos ferramentas similares digitais no SUS e que utilizam o cadsus, facilitando o atendimento na ''ponta''. Seria importante demonstrar a diferença dessas ferramentas como sistemas de informação para a proposta do projeto.

Foto do Usuário Sofia Caroline Mesquita Lacerda 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante relevante e deve ser abordado de maneira mais concreta em relação aos resultados e não apenas o que se espera alcançar.

Tema dentro da atualidade. Visando, a melhoria no acesso a saúde e no atendimento ao paciente.

Foto do Usuário Bianca Suaid Soares 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante e bem atual, porém o assunto poderia ser melhor desenvolvido.

Foto do Usuário Amanda Vivacqua Figueiredo 09-02-2021 09:50:35

Tema muito interessante abordado de maneira concisa!

Foto do Usuário Ludmila Rodrigues Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O projeto proposto apresenta relevância e grandes benefícios para otimização nos processos e atendimentos aos clientes. Em contraponto temos sistemas informatizados já sendo utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), seria interessante o autor buscar demonstrar os pontos positivos que o seu projeto sobressai no sistema já utilizado pelo SUS.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.